Projetos

Estudo de Possibilidades para Implantação do Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte - SAP RMBH
Foto Projeto

Este projeto abrange importantes trechos do Sinclinal Moeda, desde sua interseção com a Serra do Curral, na área de influência do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, envolvendo trechos de Belo Horizonte, Ibirité, Sarzedo, Nova Lima, Rio Acima, Brumadinho, Itabirito, Moeda e Belo Vale. Seu principal objetivo é planejar mosaico de unidades de conservação (UCs) e outras áreas de proteção, se possível, interligadas entre si.


O estudo prevê busca de alternativas de proteção diversas, envolvendo variadas categorias de UCs, de domínio público ou privado, destacando-se entre elas parques, estações ecológicas, monumentos naturais, refúgios de vida silvestre, reservas particulares de patrimônio natural, reservas legais e áreas de preservação permanente.


A linha de trabalho adotada segue a utilizada no projeto SAP APE Rio Manso e Parque Estadual da Serra do Rola Moça e, de certa forma, os dois projetos têm uma seqüência espacial. O desenvolvimento da proposta de proteção de áreas terá, entre suas diretrizes fundamentais, o maior conhecimento sobre a região e a busca de entendimentos entre os vários setores envolvidos, em especial, mineração, agropecuária, proprietários de rurais, condomínios residenciais etc. Pretende-se, após os estudos, que as alternativas estudadas sejam apresentadas ao Governo de Minas, às prefeituras municipais, às empresas e proprietários rurais, de maneira que as responsabilidades pelas ações de conservação sejam divididas entre todos.


Espera-se, como produto do trabalho, ampliação significativa das áreas protegidas na região, assim como dos instrumentos legais de proteção do patrimônio natural, envolvendo a paisagem, a flora e fauna, além do patrimônio histórico-cultural e dos mananciais de água usados no abastecimento da população urbana e rural desses municípios.


Os trabalhos estão sendo desenvolvidos com o apoio das empresas Vale, Gerdau, AngloGold, Ferrous e V&M Mineração.