Array
Espécie da vez

Gavião-de-penacho: a ave coroada

Array
Gavião-de-penacho: a ave coroada
Crédito: Fábio Manfredini

Com uma coroa na cabeça formada por penas de até 10 centímetros, o gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) é uma imponente ave de rapina existente no Brasil. Situado no topo da cadeia alimentar, sua dieta inclui desde aves até mamíferos e grandes lagartos. Oportunista, a espécie se alimenta do alimento que encontra disponível.

Em seus ataques certeiros, o gavião pode apanhar mamíferos com o dobro do seu tamanho no solo ou nas árvores. Para caçar gosta de usar poleiros altos, de onde tem ampla visão da floresta. Araras, papagaios, tucanos, cutias, gambás, quatis e teiús estão entre os animais predados pela espécie.

Também chamado de apacamim, urutaurana, gavião-tucano e gavião-calçado, o rapinante prefere viver em florestas bem preservadas, como pouca interferência humana. Também pode ser visto em clareiras, nas proximidades de rios ou em bordas de florestas.

Além do Brasil, ocorre do México à Argentina, Guianas e Venezuela. A ave que vive em florestas tropicais úmidas tem como características a garganta, o ventre e flancos brancos com barras negras. As laterais da cabeça, da nuca e o peito possuem penugem castanha-avermelhada. Os machos da espécie podem pesar até um quilo enquanto as fêmeas chegam a um quilo e meio.

Reprodução

No Brasil, a reprodução desses animais acontece quando eles entram na fase dos voos de acasalamento, que acontecem dois meses antes da postura dos ovos. O período de reprodução geralmente se inicia no mês de agosto.

Durante esse período as fêmeas da espécie ficam em poleiros próximos dos ninhos, realizando trabalhos de retoque do ninho, construídos em topos de árvores com alturas que variam de 16 a 30 metros. O gavião-de-penacho realizado postura de um único ovo, que é incubado pelas fêmeas de 48 a 51 dias. Nessa etapa, os machos alimentam a companheira.

Fonte: WikiAves, a Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em: <https://www.wikiaves.com.br/wiki/gaviao-de-penacho>. Acesso em: 08/05/2023.