Array
Informações Ambientais

BH faz parte da lista de sete cidades que enviam lixo ao mar

Array
BH faz parte da lista de sete cidades que enviam lixo ao mar

Sete cidades brasileiras sem praia se destacaram como as maiores produtoras do lixo plástico que vai para os oceanos. São elas: Manaus (AM), Teresina (PI), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte e Contagem (MG).
Embora o Brasil seja procurado por turistas do mundo todo por suas belas praias, a costa do país, como muitas outras, recebe toneladas de lixo anualmente. Estudo do Blue Keepers, iniciativa do Pacto Global da ONU, revelou que o litoral brasileiro tem 600 portas de entrada para poluição. Os dados estão disponíveis no Webmapa elaborado pelo projeto.
Da onde vem o lixo?
Cerca de 67% do lixo que o Brasil despeja no mar anualmente é levado pelos rios. O volume chega a 2,3 milhões de toneladas. A bacia hidrográfica que mais contribui com a poluição marinha é a do rio Amazonas. Sozinha, ela despeja cerca de 160 mil toneladas de resíduos no litoral brasileiro todos os anos. Logo em seguida estão as bacias do rio São Francisco (230 mil tons/ano) e a Baía de Guanabara (216 mil tons/ano).
Em 2021, quase a metade do plástico processado no BRASIL, o equivalente a mais de 7 milhões de toneladas, foi para o mar. Estudos indicam é que a tendência é aumento dos plásticos nos rios e oceanos do planeta. Na contra mão, a produção de plásticos deve dobrar até 2025, atingindo mais de 600 milhões de toneladas por ano.
“A população joga nos rios, a maioria dos fabricantes e consumidores intermediários não têm compromisso com a destinação e as campanhas são sempre ”educativas”. Não há políticas de redução da produção e uso de plásticos no que for possível. Grande parte das embalagens pode ser substituída por papelão, mas os governos não se importam, raras empresas se preocupam realmente com redução, reutilização e reciclagem e outras fazem “maquiagem verde” para enganar a sociedade”, diz Dalce Ricas, superintendente da Amda.
As Promessas da Coca Cola e o Mito da Reciclagem são dois documentários produzidos pela BBC de Londres, disponíveis no youtube que denunciam os males dos plásticos e as farsas que envolvem sua destinação.