Array
Notícias

Espécie rara de morcego é redescoberta no Brasil

Descrição da espécie foi feita há um século por um naturalista inglês. Raro, o mamífero está ameaçado de extinção.

Array
Espécie rara de morcego é redescoberta no Brasil
Espécie rara de morcego é redescoberta no Brasil

Um marco para a biodiversidade brasileira: espécie rara de morcego é redescoberta no Brasil. Após mais de um século desaparecido, pesquisadores avistaram o morcego da espécie Histiotus alienus entre campos naturais e florestas de araucárias, no Paraná. O registro foi publicado periódico ZooKeys.

O achado é de pesqusiadores da Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles capturaram o morcego, de 12 centrímetros de comprimento, por meio de uma malha de nylon, estrategicamente instalada no Refúgio de Vida Silvestre Campos de Palmas. O registro aconteceu em 2018, mais de 100 anos após o naturalista Oldfield Thomas catalogar o táxon.

Somente o holótipo da espécie, capturado em Joinvile, Santa Catarina, era conhecido desde então. Isto é, o único registro científico da espécie até a recente descoberta. A variedade encontrada é uma das 11 do gênero Histiotus. Esses morcegos se alimentam de insetos e são vitais para o equilíbrio ambiental, visto que são exímios polinizadores, controladores de insetos e recicladores de nutrientes.

Os pesquisadores identificaram um macho da espécie por suas características únicas. Entre elas estão as orelhas triangulares em formato de vela, conectadas por membranas menores do que as de seus congêneres. Além disso, possui pelagem avermelhada no dorso. Seu epíteto, “alienus” , significa estranho.

Encontro raro

A redescoberta ampliou o conhecimento sobre a espécie rara e sobre sua distribuição geográfica. De acordo com a pesquisa, o morcego ocorre não só na Costa de Santa Catarina, como acreditava-se antes, mas também em florestas de araucárias no Sudoeste do Paraná.

Liliani Marilia Tiepolo, coordenadora do projeto, destacou a importância do achado para a compreensão da biodiversidade na região.

“Ainda temos muito a investigar. Pode ser uma espécie naturalmente rara. Pode ser uma espécie que sofreu muito o impacto da devastação da Mata Atlântica, tanto no passado quanto no presente. Ou pode se tratar de uma espécie que é difícil de ser coletada com técnicas tradicionais”, afirmou.

Apesar de ser uma boa notícia, a descoberta também acende o alerta sobre o grau de conservação da espécie. Uma análise feita pelos pesquisadores indica que Histiotus alienus está criticamente ameaçado de extinção.

Diversos fatores, como fragmentação dos habitats naturais, expansão da agropecuária, energia eólica, hidrelétricas e desmatamentos, contribuem para o risco severo de extinção desses morcegos.

Crédito da imagem: Vinícius C. Cláudio/Fiocruz/Promasto