Array
Notícias

Estrada Parque Rola Moça, que liga o bairro Jardim Canadá (Nova Lima) a Casa Branca (Brumadinho) passará por reformas

Array
Estrada Parque Rola Moça, que liga o bairro Jardim Canadá (Nova Lima) a Casa Branca (Brumadinho) passará por reformas
Crédito: Instituto Estadual de Florestas (IEF)

Para discutir medidas contra atropelamento de fauna na estrada que corta o Parque Estadual da Serra do Rola Moça, a Amda se reuniu, no último dia 16, com a administração do parque, prefeitura de Brumadinho e Vale. A mineradora é responsável pelo projeto de melhorias da via, realizado com recursos do Acordo de Reparação decorrente do rompimento da barragem do Córrego do Feijão.

Dos 13 km de extensão da rodovia, nove estão dentro do Parque, mas o projeto inicial não previa medidas de proteção à fauna. Após entendimentos com a prefeitura, Vale e IEF, ficou acordado a execução de estudos para identificação dos pontos mais importantes de travessia da animais, o que será iniciado com o levantamento de dados referentes a avistamentos e registros de atropelamentos. 

Conforme informação da Vale e prefeitura, as intervenções de maior magnitude serão realizadas nas curvas da descida da serra, em Brumadinho, com adequação de ângulos e alargamento da via em curtos trechos, de modo a dar maior fluidez ao trânsito e reduzir os riscos de colisões.

“As melhorias são necessárias, mas certamente resultarão em aumento da velocidade do tráfego, o que poderá aumentar número de atropelamentos de animais, além dos riscos de acidentes entre veículos. Daí a importância dessas melhorias”, afirma o biólogo da Amda, Francisco Mourão.

A Vale solicitou ao IEF e Amda repasse de registros sobre atropelamento que já possuem. Brigadas da entidade que atuam no combate e prevenção de incêndios no parque já fizeram vários registros, que serão colocados à disposição da equipe da Vale responsável pelo trabalho.

Os dados serão analisados, e se necessário, outros métodos de estudo serão realizados, como por exemplo, instalação de câmeras trap, que registram fotograficamente travessias de animais.

Concluídas estas fases, serão elaboradas as propostas para minimização do problema, prevendo-se, entre outras possibilidades, construção de travessia de animais e controle de velocidade de tráfego.