Quem Somos

Nossa história

Somos uma organização não governamental que há mais de 45 anos luta pela proteção da biodiversidade e da água.
Anos 70
O embrião do ambientalismo

Na década de 70, o país era uma pátria dividida entre o Brasil dos militares “desenvolvimentistas”, que sonhavam com o país alçado à condição de potência mundial, e outro Brasil, que sofria nas prisões e na vida clandestina.

Anos 80
O grande embate

O cenário já estava armado há algum tempo. Por seu discurso combativo, a Amda ganhou espaço e, paulatinamente, transformou-se em forte referência em Minas Gerais. Sua primeira grande campanha foi contra a destruição da Amazônia.

Pós anos 90
Diálogo, conflito, mudanças

A década de 90 marcou outra importante mudança na estratégia da Amda, até então marcadas pelo conflito. Nessa década, o diálogo com empreendedores interessados em mudanças ambientais passou a ser outra ferramenta da entidade para consecução de seus objetivos.

Como surgiu a AMDA

Tudo começou em 1978, final do governo Geisel. Em um momento em que o Brasil vivia sob o regime militar, com fortes restrições à liberdade individual.

Um grupo de estudantes de ciências econômicas e biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começou a se reunir para discutir um tema que ainda não fazia parte dos campos de interesse da maioria da sociedade: meio ambiente. Os fundadores da Amda, em sua maioria egressos do movimento estudantil contra a ditadura militar, foram visionários: para eles, a defesa do meio ambiente não podia pautar-se no “verde

eles, a defesa do meio ambiente não podia pautar-se no “verde sob pena de fracasso. Teria de considerar fatores políticos, econômicos, culturais e sociais e ser pacifista por princípio. A visão hoje é consagrada, mas naquela época foi algo inédito, criticado por teóricos da luta política.
O confronto marcou a primeira fase de atuação da Amda, principalmente com grandes empresas poluidoras.

Contribuir para a preservação de ambientes naturais e a promoção da sustentabilidade ambiental através da influência em políticas públicas e atividades privadas, mobilização da sociedade, alianças e parcerias.
Ser referência para a sociedade na proteção, preservação e recuperação de ambientes naturais e promoção da sustentabilidade ambiental.
Conciliação entre proteção ambiental e atividades econômicas e sociais; Respeito à biodiversidade; Independência político-partidária; Defesa do bem comum; Consumo consciente.

Estrutura

Conheça os colaboradores que trabalham incansavelmente para tornar o mundo um lugar melhor para todos. 

Parcerias

Conheça os parceiros em projetos e ações ecopolíticas da Amda.

Relatório de Atividades

Fique por dentro das atividades desenvolvidas por nós.