Notícias

Prancha de surf é feita com garrafas PET

Foram utilizadas 756 garrafas de plástico, o que corresponde a 80% da composição da prancha

03 de Outubro de 2017
Foto Projeto
Fernando Soares, da Guaraná Antarctica, e Gabriel Medina / Crédito: Divulgação

A Guaraná Antarctica criou a primeira prancha de surf composta por garrafas PET recicladas. Produzida em parceria com Neco Carbone, famoso shaper do litoral paulista que há mais de 40 anos se dedica à arte de shapear, a Prancha Pet foi feita com 756 garrafas de plástico, o que representa 80% de sua composição. Ela tem estabilidade e flutuação semelhantes aos modelos convencionais.

A novidade foi lançada no último dia 27 no Instituto Gabriel Medina, em Maresias, litoral de São Paulo. Patrocinado pela Guaraná, Medina abraçou a ideia da marca. "Fico feliz de fazer parte desse projeto que tem tudo a ver com o surf. A prancha é uma desculpa para poder reciclar esse lixo jogado por ai, mantendo as praias do nosso país e por onde passamos limpas. Uma boa causa que vai ajudar o mundo em que vivemos. Abracei muito e agradeço a Guaraná por essa iniciativa de se preocupar com isso junto conosco aqui do Instituto", comentou.

Documentário da ONU aponta que o mundo produz mais de 300 milhões de toneladas de plástico todos os anos. Atualmente, apenas uma fração do que produzimos é reciclada. O resto acaba em nosso ambiente e está cobrindo terra e oceanos, como uma doença. Estima-se que em 2050 haverá tanto plástico quanto peixe nos oceanos, em peso.

Com a novidade, a Guaraná anunciou uma nova meta sustentável: garantir, até 2025, o recolhimento ou a reutilização do equivalente a 100% das garrafas PET comercializadas para a produção de novas garrafas. Em 2012, a empresa criou a primeira PET totalmente reciclada do Brasil. Desde então, a empresa deixou de produzir mais de 54 mil toneladas de plástico e reciclou 1,5 bilhão de garrafas em novas embalagens.

Além da prancha, a Guaraná Antarctica ainda anunciou parceria com a Rip Curl para criação de uma coleção exclusiva com camisetas feitas com fibra de garrafas PET. Os modelos levam em sua composição 50% de algodão e 50% de poliéster de garrafa PET.

Confira o vídeo de lançamento da prancha PET.