Informações Ambientais

Aprenda a cozinhar em panela de pressão e economize gás

Utensílio também proporciona redução nos impactos ambientais

Foto Institucional
Crédito: koerich.com
01 de Março de 2013

Muitas pessoas têm medo de usar panela de pressão. Porém, se bem manuseada, pode proporcionar economia de gás liquefeito de petróleo (LP), conhecido como gás de cozinha, em até 70%. Além disso, como o gás LP é derivado de petróleo, seu refino causa impactos ambientais, como poluição do ar, água e solo.  

 

O utensílio é uma maravilha. Utilizado seguramente cozinha alimentos, até três vezes mais rápido, que as panelas convencionais. Nele, você pode cozinhar arroz, feijão, macarrão, carne. Aproveite  para economizar e preservar.

 

Como funciona:

 

É uma panela totalmente vedada. Possui uma borracha que ajuda a impedir que o vapor escape. Como esse vapor vai se acumulando dentro da panela, a pressão aumenta e fica maior do que a pressão atmosférica. Para que essa pressão não faça com que a panela exploda, uma válvula possibilita que o excesso de vapor escape.

 

Portanto, quando você vir que sua panela está soltando vapor e o pino estiver dançando para lá e para cá no mesmo ritmo, está tudo bem! Não mexa na válvula porque ela garante a sua segurança! Deixe ela trabalhar sozinha!

 

A outra válvula de segurança serve para quando a central não funcionar, em caso de entupimento, por exemplo. Elas podem estar na tampa, embaixo do cabo ou nas bordas da panela. Se a válvula central falhar, elas irão abrir para evitar uma explosão.

 

Dicas:
- Lave sempre muito bem a válvula, para evitar que ela entupa. Limpe o orifício com cuidado, desobstruindo-o de qualquer sujeira. Limpe o pino direitinho também.
- Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo, pois a temperatura da água não vai mais aumentar.
- A qualquer sinal de escape de vapor pela borracha, troque-a.
- Não permita a presença de crianças dentro da cozinha quando a panela estiver funcionando.
- Consulte sempre seu manual de instruções no qual você vai ter certeza das informações sobre o uso da sua panela, de acordo com o modelo dela.
- E, muito importante, não se esqueça, antes de abri-la, tenha certeza que ela esfriou. Nunca abra a panela de pressão sem estar seguro que não há mais pressão dentro dela.

 

 


Fonte:
http://socorronacozinha.com.br/panela-de-pressao-como-funciona


 

Agenda

Casa Autossustentável: É Possível?
Terça ambiental
04 de Julho de 2017