Ciclo de Vida

A maioria das pessoas não liga seus hábitos de consumo à exploração de recursos naturais e degradação do meio ambiente.

Diante disso, o Projeto Ciclo de Vida, desenvolvido através de parceria entre a Amda e o Sindiextra, visa mostrar ao público que tudo o que consumimos, direta ou indiretamente, tem uma trajetória que vai "do berço ao túmulo" e que, enquanto consumidores, todos somos responsáveis pela forma como são explorados os recursos naturais, incluindo descarte de resíduos.

Para tanto, são selecionados e pesquisados produtos altamente consumidos pela população. O resultado é publicado aqui, no site da Amda, em linguagem de fácil entendimento, com informações sobre todas as etapas dos processos de produção e consumo de cada um deles. Os textos contemplam desde o primeiro passo de fabricação - exploração/produção das principais matérias primas que irão compô-lo - até seu transporte e distribuição aos centros atacadistas e destinação dos resíduos no pós-consumo. Em cada etapa, serão apontados os potenciais danos ambientais que podem ser causados durante o processo.

Visando possibilitar compreensão plena de que não somos apenas vítimas desses impactos - somos também sujeitos, uma vez que consumimos os produtos que os causaram-, o propósito final desse trabalho é mostrar que, se queremos ver mudanças, precisamos, antes de tudo, adotar novos hábitos. Esses incluem medidas de redução do consumo, reciclagem e outros cuidados.

Em 2008, em sua fase inicial, o Projeto Ciclo de Vida contou também com a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2011, o Projeto volta a todo vapor, com textos publicados periodicamente nesta seção do site.

Conheça e divulgue este trabalho. Fortalecer a consciência ambiental individual e coletiva depende de todos nós.

Ciclo de Vida do Isopor

O isopor, também conhecido como EPS (poliestireno expandido), é amplamente utilizado no cotidiano de todos nós, para confecção de embalagens, forros e paredes na construção civil, isolamento acústico, proteção de eletrônicos e outros. Infelizmente, também é conhecido por seu enorme impacto negativo sobre o meio ambiente.

Leia mais...

Ciclo de Vida do Leite

Presente desde o pão de sal consumido diariamente por milhões de famílias brasileiras até produtos como queijo, manteiga e sorvete, o leite é componente essencial na alimentação humana. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção de leite faz parte das atividades econômicas de 98% dos municípios, produzindo anualmente mais de 34 bilhões de litros.

Leia mais...

Foto Projeto
Foto Projeto

Ciclo de Vida do Papel

O papel, sucessor do papiro e do pergaminho, começou a ser utilizado no ano 105 d.C., pelos chineses, que mantiveram por séculos seu segredo de fabricação. A expansão para o Ocidente só ocorreu no ano 751, sendo hoje um dos produtos mais utilizados pelos seres humanos. O ciclo de vida do papel, no Brasil, inicia-se com plantio do eucalipto, que leva de seis a sete anos para atingir a idade de corte. Em menor proporção é também utilizado o pinus. Para produzir uma tonelada de papel são necessárias aproximadamente duas toneladas de eucalipto, que equivale a 20 árvores.

Leia mais...

Foto Projeto
Foto Projeto

Ciclo de Vida da Latinha de Alumínio

As latas de alumínios passaram a ser amplamente utilizadas como embalagens de bebidas a partir da década de 60. O sucesso deve-se à segurança e inviolabilidade, que mantém inalterados sabor e condições de higiene do produto. Além disso, são leves, têm maior velocidade de refrigeração do conteúdo e ocupam menos espaço na geladeira.

Leia mais...

Foto Projeto
Foto Projeto

Ciclo de Vida da Cerveja

A cerveja, juntamente com água, chá e café, está entre as quatro bebidas mais consumidas do mundo. Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas a serem produzidas pelo homem. O Brasil é o quarto maior produtor de cerveja, com produção de 10 bilhões de litros por ano e consumo anual de 47,6 litros por habitante.

Leia mais...

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente