Array
Notícias

Campanha coloca celebridades no lugar de animais maltratados

Array
Campanha coloca celebridades no lugar de animais maltratados
José Loreto e Rômulo Arantes encenam os "violentados"/Crédito: Jacques Dequeker/Ampara Silvestre

Tortura, violência, exploração e abandono são alguns dos maus-tratos mais comuns cometidos contra os animais. Para satisfazer as vontades humanas, eles são depenados, mantidos em gaiolas e traficados. Seu sofrimento é negligenciado e desconhecido pela maioria da população. Com intuito de escancarar essa realidade, a ONG Ampara Silvestre divulgou neste ano a campanha “Sinta na Pele”, na qual os papeis entre humanos e animais são invertidos.

Em imagens chocantes, artistas como Luan Santana, Ellen Jabour e Bruno Gagliasso posam como animais vítimas de exploração. A ideia é fazer com que as pessoas se coloquem no lugar deles para que, assim, enxerguem e “sintam na pele” o descaso vivido diariamente por diversas espécies, domésticas e silvestres.

O ensaio, realizado pelo fotógrafo Jacques Dequeker, representou 13 formas de maus-tratos mais frequentes. Os atores José Loreto e Rômulo Arantes se caracterizaram de animais violentados, que são forçados a participarem de disputas, como rinhas de galo. Thaila Ayala, também atriz, mostrou o abandono dos bichos de estimação.

A apresentadora Ellen Jabour, fotografada em uma vitrine com água, exemplificou a aflição dos animais que são confinados em aquários, enquanto a modelo Lea T representou o encarceramento. Os atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso retrataram os animais humanizados, explorados em circos e espetáculos artísticos; e os que vivem acorrentados, respectivamente.

Os testes de produtos cosméticos que cortam, ferem e mutilam inúmeros animais foram encenados pela modelo Laura Neiva. Já o tráfico de espécies foi representado pelo ator João Vicente de Castro. No Brasil, em média 4 milhões de animais silvestres são traficados por ano e 38 milhões são retirados ilegalmente da natureza.

A atriz Fernanda Paes Leme se colocou na pele de aves que têm suas penas arrancadas para confecção de fantasiais e acessórios. A modelo Fernanda Tavares mostrou outra prática cruel do mundo da moda: a escapelação, na qual ursos, jacarés e outros bichos têm suas peles arrancadas à força para confecção de roupas de luxo.

Na mira de um caçador, a atriz Fiorella Mattheis simulou o desespero dos animais caçados. O cantor Luan Santana, que também aderiu à campanha, representou animais que vivem em gaiolas. A mostra contou ainda com crianças, clicadas em uma vitrine, como se estivessem à venda, assim como filhotes de cães e gatos são expostos em pets shops.

De acordo com a Ampara Silvestre, a campanha foi desenvolvida há três anos e só agora foi lançada. “Diferente de todas as nossas produções anteriores, que sempre foram suaves e buscavam conscientizar pelo amor, dessa vez a Ampara vem com uma abordagem mais direta e polêmica, mostrando explicitamente diversas formas de exploração às quais os animais são submetidos diariamente. Causar incômodo e reflexão são as nossas intenções”, declarou Juliana Camargo, CEO da ONG.