Array
Notícias

Aeroporto que salvaria Parque Nacional Serra da Capivara funciona há quatro meses sem voos comerciais

Array
Aeroporto que salvaria Parque Nacional Serra da Capivara funciona há quatro meses sem voos comerciais
Parque Nacional Serra da Capivara está abandonado há mais de uma década / Crédito: reservadireta.com

A esperança para o Parque Nacional Serra da Capivara se recuperar e continuar a sobreviver era a inauguração do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no interior do Piauí. A expectativa era de que o empreendimento, bancado pela União e pelo Estado, atraísse mais turistas. Mas quatro meses após a inauguração, o aeroporto nunca recebeu um voo comercial.

Com 129.140 hectares, o Parna abrange áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. O parque é uma das últimas áreas do semiárido possuidoras de importante diversidade biológica, com espécies da fauna e flora específicas e pouco estudadas.

Declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1991, o parque abriga um dos maiores sítios arqueológicos a céu aberto das Américas. Mesmo com o título, governo e população parecem ainda não entender sua importância. Durante mais de uma década, a unidade de conservação ficou abandonada, sofrendo com depredações, desmatamentos e redução da fauna e flora local. O turismo poderia salvar o parque dos problemas de falta de verba, pessoal e estrutura.

Segundo o governo do Piauí, a obra do aeroporto demorou em função de atrasos no repasse do Ministério do Turismo e por um embargo do Ministério Público Federal, que investigava irregularidades. O aeroporto tem autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para funcionar, mas as companhias dizem não haver demanda.

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, o estado oferece isenção de tarifas e subsídios às empresas e até se propôs a patrocinar voos com publicidade na aeronave. “Mas as companhias não conseguem fechar equação financeira para viabilizar operações”, relata o secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires.

O estado negocia com a empresa paraense de táxi-aéreo Piquiatuba, que pretende começar a operar em março. Os voos serão feitos duas vezes por semana, em aviões para 30 passageiros, segundo o diretor Fábio Pazetto.

Atualmente, apenas 25 aeronaves particulares, com cerca de 80 passageiros, passam pela pista do aeroporto por mês. O terminal de passageiros permanece fechado desde a inauguração e o custo mensal de manutenção do aeroporto é de R$ 150 mil, pagos pelo estado do Piauí.

Dedicação

Em julho do ano passado, a Amda conversou com a arqueóloga Niéde Guidon, uma das responsáveis pelo Parna. Na época, era aguardada a liberação da pista do aeroporto pela ANAC. Um turista chegou a criar uma petição online para tentar acelerar o processo.

Guidon teve o primeiro contato com as pinturas rupestres que o Parna Serra da Capivara abriga em 1963. Desde então, iniciou uma caminhada pela proteção e sobrevivência do parque. Ela coordenou a implantação da infraestrutura turística e do Plano de Manejo da unidade de conservação e participou do processo de inclusão do Parna na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, entre tantos outros feitos.

Para ela, somente o aeroporto pode salvar o parque. “Quanto ao impacto do aeroporto devemos pensar que a demanda turística é grande, mas a maioria desiste por falta de infraestrutura receptiva, tanto por causa dos péssimos acessos como pela falta de hotelaria. Existem grupos hoteleiros interessados em construir hotéis aqui, mas esperam que o aeroporto funcione e que haja linhas aéreas pousando. O turismo é, sem dúvida, praticamente a única maneira de desenvolver a região. Basta ver os níveis de visitação de outros locais que são Patrimônio da Humanidade, mas que, mesmo com uma riqueza às vezes menor, tem uma infraestrutura adequada”, comentou.

Confira a entrevista completa com Niéde aqui.