Array
Notícias

Chuvas que assolaram cidades mineiras em 2020 são efeito das mudanças climáticas

Array
Chuvas que assolaram cidades mineiras em 2020 são efeito das mudanças climáticas
Chuva em Belo Horizonte. Crédito: Adriano Ferreira [CC BY-NC-SA 2.0]

Carros sendo arrastados, ruas e casas destruídas e dezenas de vidas perdidas: este foi o saldo de destruição deixado pelas tempestades que assolaram cidades mineiras no ano passado. Novo estudo publicado na revista Climate Resilience and Sustainability, revela que o aquecimento global contribuiu com o aumento da gravidade e intensidade das chuvas que atingiram Belo Horizonte e outros municípios de Minas Gerais.

A pesquisa revela que as mudanças climáticas elevam em 70% o risco de fenômenos naturais extremos em comparação com a temperatura pré-industrial. Ao menos 37 mil dos desalojados e R$ 550 milhões em prejuízos podem ser atribuídos ao aquecimento global, mostrou o estudo.

No caso das chuvas, o volume de precipitação esperado é muito maior quando comparado a cenários com temperatura aproximadamente 1°C mais baixa. Em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2020, choveu 97% do esperado para o mês. As chuvas no Estado deixaram mais de 90 mil desalojados. O prejuízo financeiro, público e privado, chegou a R$ 1,3 bilhão.

No ano passado, Belo Horizonte teve o janeiro mais chuvoso da história. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município registrou 935,2 milímetros de precipitação naquele mês, quase o triplo da média esperada para o período. Pelo menos 56 mortes foram relacionadas às inundações e aos deslizamentos de terra causados pelas chuvas.

As chuvas que arrasaram BH e o restante do Sudeste do Brasil no ano passado foram resultado da intensificação da força da Zona de Convergência do Atlântico Sul (SACZ) e da ação do ciclone subtropical Kurumi (KSC) sobre o oceano, que contribuíram com a elevação da umidade sobre a região. “Os impactos humanos sobre a mudança climática não podem ser negligenciados, uma vez que estão associados a uma ampliação da frequência e da severidade desses eventos”, indicou o estudo.

A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de dois cenários. No primeiro, foi considerada a temperatura pré-industrial e apenas influências naturais, como energia solar e vulcânica. O segundo cenário foi construído a partir da temperatura atual, 1,1ºC superior à da era pré-industrial, e fatores antropogênicos, como desmatamento e poluição. Além disso, foram analisados dados de eventos climáticos das regiões estudadas.

“Nossa avaliação traz novos insights sobre a necessidade e urgência de ações sobre as mudanças climáticas, pois já estão impactando efetivamente a sociedade na região Sudeste do Brasil. Isso exige melhorias imediatas no planejamento estratégico com foco na mitigação e adaptação. A gestão e as políticas públicas devem evoluir a partir do modus operandi de resposta a desastres, a fim de prevenir outros no futuro”, destacaram os autores do estudo.

Situação dos rios em Belo Horizonte

Embora as mudanças climáticas tenham grande influência sobre o aumento da severidade das chuvas, há outros fatores que contribuem com a tragédia causada pelas enchentes e deslizamentos em 2020, como a canalização de cursos d’água, a supressão de áreas verdes e o crescimento urbano desordenado.

Em BH, estima-se que a canalização encobriu 200 dos 700 quilômetros dos cursos d’água do município. Entre os rios confinados estão o córrego do Leitão, que está abaixo da avenida Prudente de Morais; o Acaba Mundo, sob a avenida Uruguai; e o córrego Serra, que corre pelo bairro homônimo até o Funcionários.

O encobrimento dos cursos d’água, além da impermeabilização do solo por meio do asfalto, deixou a cidade mais vulnerável às enchentes. Com o aquecimento global e o consequente aumento de precipitações acima do normal, é necessário reverter esse modelo de urbanismo que soterra os rios em vez de deixá-los respirar. Há diversas alternativas para amenizar o problema, como corredores ecológicos, telhados verdes e “concretos impermeáveis”. Veja 5 alternativas para combater enchentes em centros urbanos.