Array
Notícias

Ricardo Salles nega que Bolsonaro queira flexibilizar leis ambientais

Array
Ricardo Salles nega que Bolsonaro queira flexibilizar leis ambientais
Ministro do Meio Ambiente fala sobre tragédia em Brumadinho (MG)/Crédito: Isac Nóbrega

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu o presidente Jair Bolsonaro, neste sábado (26), das acusações de que o político pretendia flexibilizar a legislação ambiental do país. As críticas vieram após o rompimento da barragem da Vale, na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG).

De acordo com o líder do Ministério do Meio Ambiente (MMA), “nunca houve um projeto de afrouxamento da fiscalização”. Para ele, o que deve ser feito é uma simplificação da lei, de modo que os esforços se concentrem em grandes projetos e não em atividades de menor impacto ambiental.

“Precisamos de objetividade e centralidade para fazer com que as coisas aconteçam de maneira efetiva. (Hoje), recursos humanos que deveriam estar focados nas questões de médio e alto risco estão sendo dispersos (em questões menores). Precisamos de uma legislação que funcione, licenciamento que funcione”, disse à rádio Eldorado.

Salles defendeu que a lei atual é “complexa, irracional e não funciona”, indicando que a burocracia não coíbe acontecimentos como os de Brumadinho. Durante sua campanha, Bolsonaro também fez inúmeras críticas ao licenciamento ambiental brasileiro, dizendo que o processo de concessão de licenças atrapalha a execução de obras de infraestrutura. O presidente ainda prometeu acabar com o que chama de “indústria de multas” nos órgãos ambientais.

O posicionamento cético do novo governo quanto a agenda ambiental preocupa ambientalistas. No que concerne ao licenciamento, o receio é ainda maior, visto que já existem inúmeras ofensivas que almejam acabar com o processo. Dalce Ricas, superintendente executiva da Amda, lembrou que, em 2015, o então líder do governo Dilma Rousseff, Romero Jucá, já havia apresentado proposta ao Senado para praticamente acabar com o licenciamento ambiental.

“O PL nº 654/15 cria rito especial de licenciamento ambiental para estradas, hidrovias, ferrovias, portos, hidrelétricas e obras de telecomunicações. Pelo projeto, o governo poderá definir os empreendimentos que estariam sob o regime de licenciamento especial. O órgão licenciador ainda teria 60 dias para analisar o projeto e os estudos ambientais apresentados e solicitar esclarecimentos. Depois disso, teria mais 60 dias para decidir. Todo o processo levaria entre sete e oito meses. A mineração estava incluída, mas foi retirada após ruptura da barragem de Fundão”, explicou.

Entretanto, Dalce afirma que Jucá não foi o primeiro a investir contra as leis ambientais. O deputado Mauro Pereira (MDB/RS) apresentou em 2004 o PL 3729/04, no qual recomenda dispensa de licenciamento para atividades agropecuárias; criação do licenciamento autodeclaratório; e flexibilização das exigências ambientais em todo país.

“Alguns fatos demonstram que a declaração do ministro pode ser somente política, diante da comoção pela tragédia em Brumadinho. Ele não anunciou, por exemplo, para ser coerente, que o governo atuará contra a aprovação dos dois projetos acima. Mas na verdade, o governo pode adotar posição cômoda, como deixar ‘a bola rolar’ e depois dizer que foi contra, mas o Congresso aprovou”, evidenciou a superintendente da Amda.