Array
Notícias

Nova espécie de árvore gigante é descoberta no Brasil

Array
Nova espécie de árvore gigante é descoberta no Brasil
Dipteryx hermetopascoaliana. Crédito: Divulgação

Nova espécie de árvore gigante, que pode chegar até 30 metros de altura, foi descoberta na Mata Atlântica. A árvore encontrada no município de Branquinha, no estado do Alagoas, foi identificada por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio Janeiro (JBRJ), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A árvore gigante, batizada de Dipteryx hermetopascoaliana, recebeu esse nome em homenagem ao compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, nativo do Alagoas. Da família das leguminosas, a planta possui tronco de cor clara, assim como outras espécies do gênero.

“Assim como Hermeto, símbolo de resistência da diversidade da cultura brasileira dentro do universo infinito do jazz, através de seu tempero nordestino e de natureza universal, sendo referência mundial, a árvore gigante Dipteryx hermetopascoaliana que catalogamos é símbolo de resistência da megadiversidade da Mata Atlântica”, destacaram os pesquisadores.

Espécies de Dipteryx, como o cumaru (D. odorata) e o baru (D. alata), são comuns na Amazônia e no Cerrado, mas é primeira vez que uma variedade do gênero é vista na Mata Atlântica, bioma que conta com apenas 12% de sua distribuição original.

“Dessa forma, a Dipteryx hermetopascoaliana já está altamente ameaçada pela destruição histórica de seu habitat. Os pesquisadores encontraram apenas um indivíduo adulto e dois jovens em um fragmento de floresta cercado de lavouras de cana-de-açúcar”, informou o JBRJ.