Array
Notícias

Operação Falsários II resgata 288 pássaros em Minas Gerais

Array
Operação Falsários II resgata 288 pássaros em Minas Gerais
Crédito: Divulgação Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resgatou 288 pássaros criados ilegalmente em Minas Gerais. A ação, realizada no âmbito da operação Falsários II entre os dias 22 e 26 de agosto, fiscalizou criatórios amadores de passeriformes suspeitos de fraude no uso de anilhas, utilizadas na identificação de aves.

Os infratores passaram informações falsas sobre o nascimento das aves ao Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) e utilizaram anilhas adulteradas, tática conhecida como “esquentamento”.

A ação resultou em 39 autuações, somando R$370.650,00 em multas, e 39 embargos relativos à criação de pássaros. Foram 26 municípios visitados pelos agentes ambientais, incluindo Carmo de Minas, Itajubá, Passa Quatro, Três Corações, Juiz de Fora, Muriaé e Barbacena.

Segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), em média 4 milhões de animais silvestres são traficados por ano e 38 milhões são retirados ilegalmente da natureza no Brasil. A cada 10 animais traficados, apenas um chega vivo até o consumidor final.

Caça e tráfico de animais são considerados crimes ambientais (Lei de Crimes Ambientais – Lei n.º 9.605/98). O cidadão que possuir animais irregulares pode fazer a entrega voluntária no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) mais próximo.

Denuncie:

Ibama
Tel: 0800 061 8080
E-mail: sic.sede@ibama.gov.br
Horário: 7h às 19h

Disk denúncia
Tel: 181

Diretoria de Cadastro e Gestão de Denúncias (DCAD)
Tel: (31) 3915-1314/1315
E-mail : tcfa@meioambiente.mg.gov.br

Notícias relacionadas:

Caça e tráfico de animais silvestres aumenta o risco de novas pandemias

Pangolim: de mamífero mais traficado do mundo a possível hospedeiro do novo coronavírus