Array
Notícias

Ciência descobre manguezais de água doce na bacia amazônica

Array
Ciência descobre manguezais de água doce na bacia amazônica

Manguezais de água doce foram encontrados na costa da Amazônia brasileira. A descoberta aconteceu durante expedição da National Geographic e da Rolex Perpetual Planet Amazon Expedition na região do Delta do Amazonas. Em artigo publicado na revista Current Biology, pesquisadores narram a existência de um conjunto único de manguezais, formado pela pluma do rio e altas condições pluviométricas.

A região amazônica abriga mais de 70% dos manguezais brasileiros. Seus mangues prestam importantes serviços ecossistêmicos, como sequestro de carbono e proteção contra a erosão, além de servirem de habitat para várias espécies.

Durante a expedição, os pesquisadores se depararam com florestas completamente distintas dos manguezais da costa amazônica e qualquer delta de rio existente no mundo. O mangue visto no rio Amazonas é de água predominantemente doce, diferente dos mangues conhecidos, que nascem em águas salobras.

“Como resultado de sua estrutura excepcional, essas florestas de mangue provavelmente fornecerão um funcionamento ecossistêmico distinto e suporte para espécies únicas de animais e plantas relacionadas em sua grande extensão”, indicou o estudo.

A pesquisa expande a área mapeada de manguezais na foz do rio Amazonas em quase 20%, o que corresponde a cerca de 180 quilômetros quadrados. Acredita-se que os mangues descobertos podem abrigar um dos maiores estoques globais de carbono dos oceanos costeiros.