Array
Notícias

Nova espécie de aranha é descoberta no Brasil

Array
Nova espécie de aranha é descoberta no Brasil
Crédito: Damián Hagopián/Divulgação

Pesquisadores encontraram, na América do Sul, uma nova espécie de aranha, batizada de Guriurius minuano. Com oito olhos, sendo os dois da frente maiores que os outros, o que lhe confere aparência peculiar e excelente visão, o animal tornou-se a 50.000ª espécie catalogada no World Spider Catalog, um dos maiores bancos de dados sobre aranhas do mundo.

A nova aranha vive em árvores no sul do Brasil, e também pode ser encontrada no Uruguai e nos arredores da capital da Argentina, Buenos Aires. Seu nome é uma homenagem aos Minuano, povo indígena que vivia dentro da área de distribuição do aracnídeo. A descoberta é da especialista Kimberly S. Marta e outros pesquisadores brasileiros.

Guriurius Minuano faz parte da família Salticidae, das aranhas-saltadoras, a maior família de aracnídeos. Existem cerca de 6 mil espécies desse tipo, pertencentes a mais de 600 gêneros, segundo o Guinness World Records. Essas aranhas, conhecidas pelas habilidades de caça, são grandes reguladoras das populações de insetos, já que consomem entre 400 a 800 milhões de toneladas de insetos por ano.

“Desde que a primeira aranha foi descrita cientificamente em 1757, os especialistas levaram 265 anos para encontrar 50.000 espécies. No entanto, a velocidade das descrições de novas espécies aumentou consideravelmente e a comunidade internacional provavelmente precisará de menos de 100 anos para a segunda metade das espécies de aranhas do mundo serem descobertas”, informou o Museu de História Natural de Berna, na Suíça.

“As aranhas são os predadores mais importantes em habitats terrestres e sua importância ecológica não deve ser subestimada”, destacaram pesquisadores do World Spider Catalog.