Array
Notícias

Nota de pesar pelo falecimento de José Gregório Dutra

Array

Faleceu no último dia 20 de abril, José Gregório Dutra, mais conhecido como Sr. Nonô, um dos mais antigos funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Ele atuou durante grande parte de sua vida como vigilante da área conhecida como Jatobá, uma das glebas que integrou o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Colada na malha urbana de Belo Horizonte, a área ainda abriga florestas e cerrados expressivos. Antes da criação da unidade de conservação, foi muito cobiçada por quadrilhas de grilagem de terras para loteamentos irregulares. Até a criação do parque, Sr. Nonô fazia a vigilância da área praticamente sozinho.

Logo depois da criação legal da unidade de conservação, o IEF construiu as primeiras edificações de vigilância da área, e antes da contratação de novos vigilantes, Sr. Nono foi direcionado para a proteção das novas instalações.

Em uma noite, uma das edificações foi invadida por pessoas armadas com facas, e o vigilante reagiu, sofrendo vários cortes nas mãos. O caso não foi completamente esclarecido até hoje, mas depois que um inquérito foi aberto, os criminosos desistiram da área.

A Amda, reconhecendo o trabalho e dedicação do Sr. Nonô, faz questão de destacar a importância de sua atuação, em uma época em que o IEF tinha pouquíssimos recursos financeiros e humanos para proteger as unidades de conservação estaduais. Aproveitamos para expressar, aos amigos e família, as mais sinceras condolências pela perda do ente querido.