Array
Notícias

Leilão arrecada fundos para conservação da onça-pintada

Array
Leilão arrecada fundos para conservação da onça-pintada
Crédito: Arterys/Divulgação

Nos últimos meses, uma exposição nada convencional marcou as ruas de Belo Horizonte. A Jaguar Parade BH 2021 espalhou esculturas de onças-pintadas pela capital com o objetivo de chamar a atenção para a conservação do felino ameaçado de extinção e conscientizar a população sobre a importância da biodiversidade brasileira

O evento, considerado a maior exposição de arte ao ar livre da história de BH, começou em setembro. Na ocasião, vários artistas pintaram esculturas em tempo real no shopping Pátio Savassi. Quem passou pelo local, pôde apreciar as onças ganhando vida com pinturas coloridas.

Nos meses seguintes, as onças tomaram conta da cidade. Foram 35 esculturas do acervo, mais as que foram pintadas pelos artistas, totalizando 61. As peças foram espalhadas em locais de grande circulação, como praças, avenidas e shoppings.

Leilão

De Belo Horizonte, as onças seguem para Nova York, onde será realizada a Jaguar Parade 2022, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). Há peças que estão sendo leiloadas e podem ser adquiridas online. “Metade do valor arrecadado será destinado ao Onçafari, entidade originalmente brasileira com foco na preservação da onça-pintada e de seu ecossistema”, explicou Caroline Barreto, diretora da Artery, empresa responsável pela mostra.

Rainha dos biomas brasileiros, a onça pintada é o maior felino das Américas. Devido à destruição de seu habitat, a espécie já foi considerada extinta em alguns países onde ocorria. No Brasil, o felino é classificado como “vulnerável” pelo Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção. Por estar no topo da cadeia alimentar, a onça pintada se alimenta de grande quantidade de presas, por isso depende de ecossistemas bem preservados para sobreviver.