Aplicativo reúne informações sobre mais de 270 espécies da Mata Atlântica

Mata Atlântica abriga mais de 20 mil espécies de plantas./Crédito: Heris Rocha

Nome científico e popular, área de ocorrência e atributos das principais espécies florestais do bioma estão disponíveis no app.

Está disponível para download o aplicativo “Restaura Mata Atlântica”, com informações detalhadas sobre 276 espécies vegetais da Mata Atlântica. Desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Agrobiologia e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a ferramenta serve para unir planejamento ambiental e econômico em projetos de restauração, contribuindo com o uso racional dos recursos naturais.

Nome científico e popular, área de ocorrência e atributos das principais espécies florestais do bioma são algumas das informações disponíveis no aplicativo, que também indica os usos econômicos e o tipo de solo ideal para cada variedade. Por meio da ferramenta, é possível saber se a espécie está ameaçada de extinção, criar uma lista de plantas “favoritas” e ainda compartilhar os dados.

“Além de dados botânicos, buscamos inserir as características funcionais das espécies, como sua capacidade de fixação biológica de nitrogênio, a atratividade que exerce sobre a fauna silvestre e a oferta de produtos florestais madeireiros e não madeireiros”, explicou o pesquisador da Embrapa Luiz Fernando Duarte de Moraes, um dos idealizadores do App.

O pesquisador destaca que a escolha adequada das espécies, com base em suas características ecológicas, fitotécnicas e seu potencial econômico, contribui com o sucesso dos projetos de restauração florestal. Com o aplicativo, o produtor rural pode escolher as espécies que mais adequadas a sua realidade e que tragam ganhos econômicos.

A estratégia é associar a restauração ambiental ao retorno econômico, aumentando a adesão de produtores rurais a ações de recuperação do bioma. Os criadores do produto também apostam na construção contínua e coletiva, em que o usuário pode colaborar a qualquer momento.

O Restaura Mata Atlântica pode ser usado em ambientes online ou off-line, é gratuito e está disponível para download na loja de aplicativos Google Play.

Notícia relacionada:

Aplicativo ensina crianças a identificarem árvores da Mata Atlântica

 

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente