Array
Notícias

BH ganha primeiro hospital veterinário gratuito de Minas Gerais

Array
BH ganha primeiro hospital veterinário gratuito de Minas Gerais
O hospital ficará aberto ao público de segunda a sexta-feira

O primeiro centro veterinário com atendimento gratuito de Minas Gerais começou a funcionar na semana passada, em Belo Horizonte, no bairro Carlos Prates. A unidade de saúde fornecerá atendimentos de urgência e emergência, exames, internações e cirurgias para cães e gatos de tutores de baixa renda, protetores e ONGs de proteção animal.

Durante a suspenção das atividades não essenciais na capital, só serão atendidos casos de urgência e emergência. Os urgentes são aqueles sem risco de óbito iminente, mas que podem agravar sem atendimento, como tumores com feridas, icterícia e secreção genital. Já atropelamentos, hemorragias, convulsões, perda de consciência e falta de ar entram na categoria de emergência, devido ao súbito risco de morte.

Segundo o deputado estadual Osvaldo Lopes, idealizador do projeto, o hospital promete ser um centro de referência em cuidados aos animais, realizando exames laboratoriais, de imagem, ultrassom, hemogramas e bioquímicos, castrações, além de cirurgias de pequeno, médio e grande porte.

Para o gerente de Defesa dos Animais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maciel, o projeto permite vários benefícios sociais para a população, pois atua no controle de zoonoses, reduzindo a transmissão de doenças, e evita o abandono de animais, causando melhorias no trânsito com a redução de acidentes por atropelamento nas vias públicas.

Leonardo ressalta que o objetivo da unidade não é ser um centro de controle populacional, pois o município já possui cinco centros de zoonoses. “O hospital tem como principal foco o tratamento de doenças dos animais. Isso não o impede de realizar a castração e esterilização, mas não é objetivo central”, explicou.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de BH e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Seção São Paulo (Anclivepa-SP). Aproximadamente R$ 1 milhão, da PBH, e R$ 2,4 milhões, da Anclivepa-SP, já foram investidos na unidade.

Atendimentos

O hospital ficará aberto ao público de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, com distribuição de senhas por ordem de chegada. Aos sábados e durante a noite, o centro funcionará apenas para cirurgias marcadas, internações e atendimentos de emergência. Não haverá agendamento de consultas por telefone, somente presencial.

Os responsáveis pelos animais devem levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Serviço

  • Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h (casos novos, retornos e urgência) / segunda a sábado, das 14h às 20h (somente cirurgias agendadas)
  • Documentação necessária: RG, CPF, comprovante de residência em BH e inscrição no CadÚnico.
  • Endereço: Rua Bom Sucesso, 731 – Carlos Prates – BH
  • Mais informações: (11) 93352-0196 I faleconosco@anclivepa-sp.com.br

Notícias relacionadas:

Maus tratos e abandono de animais cresce em BH durante a pandemia