Array
Notícias

Servidores do Ibama denunciam liberação de obras de resort na Praia do Forte (BA)

Array
Servidores do Ibama denunciam liberação de obras de resort na Praia do Forte (BA)
Foto: Tivoli Ecoresort

Contrariando laudos técnicos da própria equipe, o superintendente do Ibama na Bahia, Rodrigo Santos Alves, cancelou multa milionária e liberou obras de resort de luxo na areia da Praia do Forte, no litoral norte do Estado. O dirigente alega que a construção possui baixo impacto ambiental, embora tenha sido erguida sobre área de procriação de tartarugas marinhas.

A liberação das obras e cancelamento da multa no valor de R$ 7,5 milhões, três meses após a autuação, gerou protestos de servidores do órgão. O hotel estava erguendo um muro de gabião (construído com pedras e armações de aço), na areia da praia, para conter o avanço do mar.

Segundo parecer do Ibama, esse “tipo de estrutura, que fica submersa, enterrada na areia, compromete a procriação das tartarugas, que avançam para a margem para desovar”. Ao chegar no local, os analistas ambientais constataram que a empresa estava construindo irregularmente e com gravíssimos impactos ambientais.

O superintendente do Ibama, que não visitou o local, alegou que o resort possui licença ambiental, cedida pelo município de Mata de São João, e a intervenção está em área de domínio do hotel, por isso não cabe ao Ibama se sobrepor.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (23), os servidores rebateram os argumentos de Alves. A equipe flagrou a construção em plena areia da praia, fora da propriedade do resort, onde cabe ao Ibama atuar como órgão de fiscalização federal.

Até o momento, as obras estão paralisadas e sendo acompanhadas pelo Ministério Público Federal (MPF). A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, também solicitou o embargo das obras. “Estão acontecendo várias intervenções desse tipo no litoral. Não podemos deixar que isso se imponha de qualquer forma. Há um afrouxamento legal, que deve ser combatido”, destacou a procuradora Bartira Araújo Góes.

Rodrigo Santos Alves foi indicado para assumir o cargo em junho do ano passado, pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A indicação está cercada de suspeitas, visto que o superintendente é sócio de uma empresa imobiliária que atua na oferta de imóveis de luxo no litoral baiano, como o hotel Tivoli Ecoresort, responsável pelas obras. A informação é do jornal “O Estado de S. Paulo”.