Array
Notícias

Gruta Rei do Mato completa 11 anos e ganha visitação virtual

Array
Gruta Rei do Mato completa 11 anos e ganha visitação virtual
Crédito: Divulgação/IEF

Um das cavernas mais visitadas do Brasil, o Monumento Natural Estadual Gruta do Rei do Mato, em Sete Lagoas, Minas Gerais, ganhou mais um atrativo. O Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pela gestão da unidade de conservação, anunciou, no final de agosto, a visitação por meio de realidade virtual, em comemoração aos 11 anos do ponto turístico.

A iniciativa, fruto de um projeto de mestrado do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm), oferece aos visitantes uma experiência imersiva a partir de imagens em 360 graus compiladas em um vídeo. Utilizando um óculos de realidade virtual e um aparelho adaptado à tecnologia, o turista pode sentir-se dentro da caverna e contemplar suas belas formações naturais.

Além de ampliar a percepção, o tour permite que pessoas com pouca mobilidade física, impossibilitadas de ir até a gruta, como idosos e cadeirantes, possam conhecê-la. Segundo o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, este projeto soma-se a outra iniciativa já bem sucedida nos parques estaduais do Ibitipoca e Itacolomi, que são as cadeiras Julietti, adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção. “Temos buscado ações para promover acessibilidade nas áreas de uso público das unidades de conservação”, disse.

O projeto recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped). Embora a unidade esteja temporariamente fechada, devido às medidas de isolamento social, o tour virtual será disponibilizado na reabertura.

Enquanto isso não acontece, outra possibilidade é acessar o vídeo, disponível no canal do YouTube do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). As imagens estão disponíveis em alta resolução e em 360 graus. Para movimentar a imagem é necessário mover o smartphone ou arrastar com o mouse, caso esteja pelo computador.

O tour também conta com narração descritiva sobre o local, para que até deficientes visuais possam se aventurar pelos quatro salões da Gruta Rei do Mato abertos à visitação.

A gruta

A Gruta Rei do Mato é considerada uma das 50 maiores de Minas Gerais, com 998 metros de extensão, dos quais 220 m estão abertos à visitação. O Estado concentra o maior número de formações geológicas desse tipo. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), das 16.034 cavernas e grutas brasileiras catalogadas, 6.184 (38,5%) estão em terras mineiras.

As formações de estalagmite da gruta chamam a atenção de geólogos e visitantes de todo o mundo.Situa-se na região conhecida como Carste de Lagoa Santa, formação geológica e geomorfológica com rochas sedimentares como calcário e dolomito.