Array
Notícias

MPF pede anulação de despacho que anistia crimes ambientais na Mata Atlântica

Array
MPF pede anulação de despacho que anistia crimes ambientais na Mata Atlântica
Mata Atlântica possui apenas 12% de sua cobertura original

O Ministério Público Federal (MPF) protocolou ação civil pública contra despacho do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que anistiou proprietários rurais que destruíram e ocuparam ilegalmente áreas de proteção ambiental na Mata Atlântica. A ação também foi assinada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa) e SOS Mata Atlântica.

Publicado no início de abril, o despacho 4.410/20 modificou o marco temporal em que áreas degradadas tornam-se áreas rurais consolidadas, reconhecendo propriedades instaladas em Áreas de Proteção Permanente e Reservas Legais até julho de 2008, conforme determina o novo Código Florestal. A regra adotada até agora era expressa na Lei da Mata Atlântica, que prevê multa e recuperação de toda área desmatada sem autorização a partir de 1993.

A nova decisão permite que milhares de multas por desmatamento e queimadas sejam canceladas, além de acabar com obrigatoriedade da recuperação de áreas que sofreram supressão ilegal da vegetação nativa. Apenas no Ibama, sem computar autuações de outros órgãos públicos ambientais e das polícias de meio ambiente, houve a lavratura de 1.476 autos de infração apenas na Mata Atlântica. Com o despacho, eles podem ser anulados.

Ao adotar posição mais branda do Código Florestal, Salles ainda contraria decisão do próprio Ministério do Meio Ambiente, de 2017, de seguir a Lei da Mata Atlântica. Para ambientalistas, o ato pretende fragilizar a fiscalização ambiental e favorecer a ocorrência de crimes no bioma enquanto o Brasil está centrado na pandemia do coronavírus.

Feito com base em parecer da Advocacia-Geral da União, o despacho atende diretamente a interesses do agronegócio. Isso porque a consolidação das áreas rurais permitirá aos produtores a retomada de suas atividades com perdão total aos crimes cometidos.

Além de promover anistia a crimes ambientais, a ato compromete a recuperação dos últimos remanescentes da Mata Atlântica – que possui apenas 12% de sua cobertura original – ao deixar de exigir a recuperação das áreas que sofreram supressão ilegal da vegetação nativa.

O enfraquecimento da fiscalização ambiental é outro retrocesso promovido pela decisão. Por meio do despacho, Salles recomendou ao Ibama e demais autarquias de seu ministério que desconsiderem a lei da Mata Atlântica (nº 11.428/06) e apliquem regras mais brandas do Código Florestal (lei nº 12.651/12), ato considerado inconstitucional.

Na ação, o MPF pede a revogação urgente dos efeitos do ato e a condenação da União caso edite dispositivo com conteúdo semelhante. O órgão sustenta que a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica exerce múltiplas funções ambientais, das quais dependem, pelo menos, 150 milhões de brasileiros.

“Mesmo para setores econômicos ligados ao agronegócio, a preservação e recuperação dos remanescentes de vegetação do bioma também são essenciais para a sustentabilidade econômica brasileira, na medida em que a sua degradação causa, entre outros graves prejuízos, a escassez hídrica, a erosão, as inundações, a desertificação e os desabamentos” destacou o MPF.

A Justiça Federal do Espírito Santo também questionou a decisão do Ministério do Meio Ambiente, dando prazo de 15 dias para que Ricardo Salles explique o motivo de anistiar infratores ambientais. A ação comtempla ação popular protocolada pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) contra o despacho ministerial. Se o ministro não responder até o final do prazo, o ato poderá ser revogado por meio de uma liminar.

Notícia relacionada:

Mata Atlântica em Minas arde: diariamente novos focos de incêndio destroem fragmentos preciosos do bioma