Array
Notícias

Campanha Dezembro Verde luta pelo fim do abandono de animais

Array
Campanha Dezembro Verde luta pelo fim do abandono de animais

A chegada das festas de fim de ano, férias e viagens acendem o alerta para o triste aumento do abandono de animais. Com objetivo de mudar esse cenário, a campanha Dezembro Verde está ganhando força nas redes sociais neste ano.

Segundo pesquisa da World Veterinary Association, há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. No Brasil, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que existem 30 milhões de animais em situação de rua – na maioria vítimas de abandono, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Ou seja: 10% dos cães sem lar no mundo vivem pelas ruas do Brasil.

Levantamento do Instituto Pet Brasil divulgado este ano mostrou que mais de 170 mil animais estão sob os cuidados de 370 ONGs e grupos que atuam na proteção animal em todo o país. O estudo concluiu que a maioria esmagadora dos animais tutelados por ONGs são cães, contra apenas 4% de gatos – muitos protetores cuidam de gatos de colônias instaladas em locais públicos, priorizando levar para abrigos apenas filhotes e animais debilitados.

Embora o abandono de animais seja tipificado como crime pela Lei de Crimes Ambientais, ainda é cultural o abandono em locais afastados, estradas ou casos de maus tratos em que os cães ficam acorrentados sem abrigo, água ou comida. Também é comum o abandono porque o animal cresceu muito, está velho demais, doente, ou por não haver espaço na nova casa da família.

Gradativamente a campanha vem ganhando força no país. Protetores de todo o país têm abraçado a campanha do Dezembro Verde espalhando-a pelas redes sociais. Apoie esse movimento e ajude-nos a conscientizar a população a cuidar de seus animais!