Array
Notícias

Amda promove Mobilização pelo Clima nesta sexta-feira

Array
Amda promove Mobilização pelo Clima nesta sexta-feira

A Amda promove nesta sexta-feira (6) mais uma Mobilização pelo Clima. Desta vez, o foco será o público infantil, que assistirá uma apresentação teatral sobre lixo. A mobilização acontecerá na praça da ALMG, a partir das 10h30.

O lixo é um dos atuais grandes problemas ambientais do mundo. O oceano Pacífico, por exemplo, abriga uma ilha de lixo estimada em 80 mil toneladas de resíduos plásticos. Microplásticos com até cinco milímetros se misturam a pedaços de lixo que podem chegar a quase duas toneladas. O cenário tem provocado graves impactos para a fauna marinha, que confunde o material com alimento e acaba morrendo da inanição. Cientistas estimam que, em 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Diante da urgência do assunto, a Amda promove a apresentação da peça “Nem tudo que há no Lixo, não é Lixo não”, do Coletivo MundicÁ. Os personagens Dom Cata Tudo e Dona Reciclona transmitem conceitos sobre a coleta seletiva com objetivo de conscientizar as crianças sobre o reaproveitamento de resíduos que iriam para o lixo.

“É importante que os pequenos aprendam a enxergar novas possibilidades para resíduos que normalmente iriam para o lixo. Eles aprendem e levam isso para casa. Eles são a esperança de novos governantes mais conscientes da importância vital do meio ambiente”, disse Elizabete Lino, relações institucionais da Amda.

A organização convidou várias escolas para participar do evento, que também é aberto à sociedade. A mobilização acontece na semana em que teve início a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 25, em Madri. Representantes de quase 200 nações participam, totalizando quase 29 mil pessoas. O evento, que ocorre de 2 a 13 de dezembro, adotou o slogan “Hora da Ação” (Time for Action). Desde 2015, quando foi assinado o Acordo de Paris, as conferências do clima anuais têm se dedicado a como colocá-lo em prática.