Array
Notícias

Brigadistas de Alter do Chão acusados de provocar incêndios florestais na Amazônia são soltos

Array
Brigadistas de Alter do Chão acusados de provocar incêndios florestais na Amazônia são soltos
Praia de Alter do Chão

Os quatro brigadistas de Alter do Chão foram soltos nesta quinta-feira (28). Eles estavam detidos desde quarta-feira por acusação da Polícia Civil do Pará de provocar incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão, em Santarém, no Pará, em setembro. O objetivo, segundo a polícia, seria mostrar o trabalho de combate às chamas em troca de doações financeiras. Após críticas de entidades ambientalistas e de direitos humanos à prisão preventiva, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), trocou a chefia da investigação e pediu transparência no caso.

Em investigação de apenas dois meses, a Polícia Civil aponta ter encontrado indícios de que ONGs, entre elas a Brigada de Incêndio de Alter do Chão, teriam provocado incêndios florestais na região. Segundo o delegado José Humberto Melo Jr, então responsável pela investigação, as suspeitas começaram depois que ONGs de Santarém receberam doações por causa das queimadas na Amazônia. A informação foi desmentida pela brigada em nota divulgada na quarta-feira (27). O grupo esclarece que a brigada foi lançada em 2018 e faz parte da organização não governamental sem fins lucrativos Instituto Aquífero Alter do Chão para cooperação no combate a incêndios na região, com apoio de pessoas físicas voluntárias. “Sendo uma ação mantida pelo próprio Instituto Aquífero, é equivocada a informação de que a brigada tenha recebido doações da organização”.

De acordo com o delegado Melo Junior, uma das provas de que os brigadistas estariam no local no início do incêndio foi um vídeo publicado na plataforma YouTube. “Está muito bem configurada a participação deles no início de alguns incêndios. Eles trabalhavam posteriormente no combate e faziam imagens. Eles vendiam essas imagens a organismos internacionais e obtinham lucro aí”, afirmou.

Na nota, a brigada informa que não teve acesso às imagens e levanta duas hipóteses. A primeira é que se trata de treinamento de voluntários da brigada, em que focos de fogo controlados são criados para exercícios práticos. “Esse tipo de exercício, praxe no treinamento de combate a incêndios, é realizado pela Brigada de Alter do Chão com a participação do Corpo de Bombeiros local e com o respaldo de licenças emitidas pelos órgãos competentes”, pontuou. Outra hipótese é de que o vídeo mostre a ação conjunta de brigadistas e bombeiros utilizando a tática conhecida como “fogo contra fogo”, realizada regularmente pelo Corpo de Bombeiros no combate de incêndios.

Outro ponto da investigação é sobre doação da WWF para a brigada. Segundo a Polícia, o grupo teria vendido 40 imagens para a organização ao custo de R$ 70 mil. A teoria é de que as fotos foram utilizadas para obter financiamentos e outras doações, incluindo 500 mil dólares do ator Leonardo DiCaprio para auxílio no combate às queimadas na Amazônia. Em nota, a WWF salientou que não adquiriu nenhuma foto e nem recebeu doação de DiCaprio. A instituição esclareceu ainda que repassou integralmente R$ 70.654,36 ao instituto “a fim de viabilizar a pronta aquisição de equipamentos para equipar a brigada, que foi selecionada porque tem atuado no apoio ao combate a incêndios florestais, em parceria com o Corpo de Bombeiros desde 2018”.

A WWF repudiou os ataques a seus parceiros e as mentiras envolvendo o nome da instituição. Para a organização, “acusação sem provas é ataque à Constituição”. “A falta de clareza sobre as investigações, a falta de fundamento das alegações usadas e, por consequência, as dúvidas sobre o real embasamento jurídico dos procedimentos adotados pelas autoridades contra os acusados são extremamente preocupantes do ponto de vista da democracia e configuram claramente medidas abusivas”, pontuou em nota.

O Ministério Público Federal (MPF) em Santarém enfatizou, na quarta-feira (27), que desde setembro investiga as causas de incêndios na região de Alter do Chão e “que nenhum elemento apontava para participação de brigadistas ou organizações da sociedade civil”. O órgão enviou ofício à Polícia Civil do Pará pedindo acesso ao inquérito que acusa brigadistas.

Para Dalce Ricas, superintendente da Amda, é fácil suspeitar de um “circo” armado para denegrir as ONGs ambientalistas após as infelizes e irresponsáveis declarações do presidente da República, acusando-as de incendiarem a floresta. “É surpreendente a rapidez da investigação e dedução da polícia. Depois do país inteiro saber que grileiros, madeireiros e fazendeiros provocaram o maior número de incêndios já ocorridos na floresta, quantos deles foram presos?”, questionou.

Liberdade

O governador do Pará anunciou, antes da soltura do grupo, a troca do comando do inquérito, que estava com a Delegacia de Conflitos Agrários do Baixo e Médio Amazonas. Quem assumiu o caso foi o diretor da Delegacia Especializada em Meio Ambiente, Waldir Freire. Segundo Barbalho, a mudança é “para que tudo seja esclarecido da forma mais rápida e transparente possível”. Disse ainda que “ninguém está acima da lei, mas também ninguém pode ser condenado antes de esclarecer os fatos”.

A concessão da liberdade provisória exige que os quatro brigadistas entreguem à Justiça seus passaportes em 48 horas. Eles estão proibidos de sair da cidade nos próximos 15 dias, devem permanecer em suas casas entre 21 e 6 horas, além de prestarem informações na comarca sobre suas atividades, uma vez por mês.

Alter do Chão

O balneário Alter do Chão é um dos principais destinos turísticos da Amazônia, chegando a receber até 100 mil visitantes na alta estação. É conhecido por suas águas cristalinas, áreas de floresta e forte influência da cultura indígena. A APA abriga 475 espécies de árvores e mais de 500 espécies de animais, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o maracajá-peludo.

Conforme reportagem da Folha de São Paulo, o balneário vive um cenário de devastação de áreas de proteção ambiental, pressão imobiliária e disputas em torno de uma legislação que permitiria a construção até de edifícios nas margens do rio Tapajós.