Ministro do Meio Ambiente recebe ‘prêmio Exterminador do Futuro’

Crédito: Henrique Medeiros/Mídia Ninja

Troféu foi entregue por jovem integrante da Coalizão pelo Clima durante audiência pública na Câmara dos Deputados

O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles recebeu o troféu “Exterminador do Futuro” nesta quarta-feira (9) durante audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. O prêmio foi entregue por Ian Coelho, de 17 anos, integrante da Coalizão pelo Clima.

A estatueta é um boneco vestido de terno e gravata e de óculos, em pé em cima de um tronco de árvore cortado. Ele segura um cartaz escrito “Exterminador do Futuro”, frase também escrita na base do prêmio. Logo após entregar o troféu, o jovem foi retirado do plenário pelos seguranças e gritou “é o prêmio que o ministro Salles merece”. O ministro se limitou a colocar o prêmio embaixo da mesa.

Em suas redes sociais, a deputada Fernanda Melchionna (PSol) compartilhou o momento em que Salles recebeu o prêmio. “Um ministro que faz parte do clube de negacionistas e que propaga teorias conspiratórias para atacar a ciência e seguir com sua política de devastação ambiental”, escreveu.

“Premiações” de deboche contra gestores considerados ruins para o meio ambiente são comuns no Brasil, mas os premiados normalmente fazem parte do Ministério da Agricultura, não do Meio Ambiente. O Greenpeace inventou o mais famoso, o prêmio Motosserra de Ouro, título já conquistado pelos ex-ministros da Agricultura Kátia Abreu e Blairo Maggi. Em Minas Gerais, a Amda entregou o troféu Motosserra como prêmio pela aprovação da nova Lei Florestal Mineira (Lei nº 14.309/02) aos ex-deputados Gustavo Correia, Jayro Lessa e Paulo Guedes.

Rua Antares, 100, Santa Lúcia
Belo Horizonte / MG CEP: 30360-110
Telefone: (31) 3291 0661

Assine e receba as novidades e notícias sobre nossas ações, eventos e meio ambiente