Array
Notícias

Incêndios atingem dois parques em menos de cinco dias

Array

No último domingo (07/02), um incêndio consumiu cerca de 7,7 hectares do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata. Cinco dias antes, (02/02), outro incêndio, de proporções gravíssimas segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), consumiu parte do Parque Estadual Serra da Boa Esperança, no sul do Estado. Lá, 567 hectares foram destruídos.

A Amda conversou com a gerente do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Instituto Estadual de Florestas, Cláudia Melo. Segundo ela, o incêndio da Serra do Brigadeiro foi provocado por raios que atingiram a região. Um helicóptero do IEF chegou a ser usado para combater o fogo que foi controlado na segunda-feira (08/02).

Já no Parque Estadual Serra da Boa Esperança, localizado no Sul de Minas, o incêndio foi criminoso, disse ela. “Foi um fazendeiro da região que estava fazendo limpeza do terreno. Ele não tinha autorização do IEF para atear fogo. Além do mais, ele resolveu fazer essa queimada no início da noite”. A gerente do IEF não soube informar se o fazendeiro foi preso ou multado.

Cerca de 50 homens e dois helicópteros participaram do combate ao incêndio que só foi controlado dois dias depois (04/02). “Foi uma verdadeira operação de guerra”, relembrou Cláudia Melo.

Incêndios nesse período do ano não são comuns. Segundo ela, as mudanças climáticas que vêem ocorrendo em todo o país contribuem para ampliar o risco de incêndios. “Esse ano vai ser difícil”.

De acordo com dados divulgados no último ano pelo IEF, de 2007 a 2009 houve uma queda de 70% no número de ocorrências dentro de Unidades de Conservação Estaduais.

O IEF oferece o Disque Alerta de Incêndios Florestais
0800 28 32323
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
O parque foi criado em setembro de 1996 e está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte. O parque ocupa o extemo norte da Serra da Mantiqueira ocupando terrenos nos municípios de Araponga, Feverdouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Muriaé e outros. Possui 14.984 hectares. A serra possui inúmeras nascentes que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul. A vegetação é de Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas, encostas e diversos cursos d´água.

Parque da Boa Esperança

Foi criado em 2007 e possui uma área de 5.873,9960 hectares. Está inserido no município de Boa Esperança (Sul de Minas).O processo de criação do Parque foi iniciado pela Prefeitura de Boa Esperança e por lideranças locais preocupadas com o avanço da ocupação humana que ameaçava o patrimônio natural formado pela Serra. A ampliação da agricultura e a criação do reservatório de Furnas tornaram pequena a disponibilidade de terras no município para a expansão da atividade agropecuária, o que levou agricultores, sitiantes e pecuaristas a expandirem atividades para áreas inadequadas da Serra. A importância ecológica da área é confirmada pelo Atlas para a Conservação da Biodiversidade do Estado de Minas (Biodiversitas). Na publicação, a ‘Bacia de Furnas’ é classificada como prioritária para a preservação, tanto de espécies da fauna como da flora, algumas delas ameaçadas de extinção.