Array
Notícias

Expedição no Norte de Minas conscientiza a comunidade sobre a importância da preservação ambiental

Array
Para comemorar a Semana Mundial da Árvore, nos dias 18,19 e 20 de setembro, aconteceu a V Expedição Pedais aos Montes, em Bocaiúva e região. Idealizado pelo Grupo de Ação Ambiental Sertão Calango de Montes Claros, Gaasc, esse projeto tem como objetivo a documentação e o registro dos locais visitados, para produção de um DVD. Durante a expedição, foram feitos mutirões de limpezas, plantio de 500 mudas florestais nativas e afixação de placas educativas em áreas naturais bastante freqüentadas. Palestras, teatros e vídeos com temáticas ambientais, além de oficinas com materiais recicláveis, também fizeram parte do evento.
Cerca de 15 “cicloturistas” e 10 apoiadores percorreram os locais do norte de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha, que possuem grande importância histórica cultural e principalmente ambiental. Montes Claros, Bocaiúva, Terra Branca, Machado, Itacambira e Glaucilândia foram os municípios visitados. Durante o percurso, também foi feito um levantamento sócio-ambiental da região, que estará disponível a toda comunidade.
Nesta V Expedição o grupo contou com uma novidade. O Movimento Catrumano, que busca implementar um plano de desenvolvimento para o Norte de Minas, associou-se ao projeto, ajudando a descaracterizar o Jequitinhonha como o vale da morte e da pobreza.
O Gaasc é uma associação civil, sem fins lucrativos, de direito privado e caráter sócio ambiental, que visa a divulgação dos esportes radicais conjuntamente com a educação ambiental. Sua atuação está pautada na defesa do meio ambiente, na conscientização dos futuros cidadãos e na promoção de atividades esportivas que intensificam a relação homem-natureza, principalmente através da prática do “cicloturismo”, onde a emissão de carbono é zero.

Fonte: Gaasc