Notícias

Ciência descobre manguezais de água doce na bacia amazônica

Ciência descobre manguezais de água doce na bacia amazônica

Manguezais de água doce foram encontrados na costa da Amazônia brasileira. A descoberta aconteceu durante expedição da National Geographic e da Rolex Perpetual Planet Amazon Expedition na região do Delta do Amazonas. Em artigo publicado na revista Current Biology, pesquisadores narram a existência de um conjunto único de manguezais, formado pela pluma do rio e altas condições pluviométricas.

A região amazônica abriga mais de 70% dos manguezais brasileiros. Seus mangues prestam importantes serviços ecossistêmicos, como sequestro de carbono e proteção contra a erosão, além de servirem de habitat para várias espécies.

Durante a expedição, os pesquisadores se depararam com florestas completamente distintas dos manguezais da costa amazônica e qualquer delta de rio existente no mundo. O mangue visto no rio Amazonas é de água predominantemente doce, diferente dos mangues conhecidos, que nascem em águas salobras.

“Como resultado de sua estrutura excepcional, essas florestas de mangue provavelmente fornecerão um funcionamento ecossistêmico distinto e suporte para espécies únicas de animais e plantas relacionadas em sua grande extensão”, indicou o estudo.

A pesquisa expande a área mapeada de manguezais na foz do rio Amazonas em quase 20%, o que corresponde a cerca de 180 quilômetros quadrados. Acredita-se que os mangues descobertos podem abrigar um dos maiores estoques globais de carbono dos oceanos costeiros.