Array
Notícias

Blitz ecológica alerta sobre risco de incêndios florestais

Array
Blitz ecológica alerta sobre risco de incêndios florestais
Comerciante recebe folder sobre causas e consequências dos incêndios florestais / Crédito: Amda

A Amda promoveu, no início de junho, blitz ecológica para alertar sobre os riscos de incêndios florestais no Parque Estadual Serra do Rola Moça. A ação ocorreu no bairro Jardim Canadá, limítrofe à unidade de conservação que tem sido anualmente castigada por queimadas, das quais boa parte inicia-se neste bairro. A blitz foi uma das ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

As equipes percorreram o bairro e visitaram diversos estabelecimentos comerciais, como sacolão, lojas, salões de beleza e posto de saúde. Foram distribuídos aproximadamente 1.500 folders com informações sobre causas e consequências dos incêndios, bem como ações e precauções que cada pessoa pode tomar, além de telefones para denúncia de focos. A receptividade e interesse das pessoas surpreendeu as equipes.

A Amda fez também rápida pesquisa para averiguar a percepção da população em relação ao Rola Moça. Foram entrevistadas 88 pessoas, entre 15 e 60 anos, sendo a maioria homens e com ensino médio completo. Cinquenta e oito entrevistados afirmaram conhecer o parque e metade já visitou a UC. Setenta e cinco demonstraram conhecimento de que o Rola Moça é vítima de incêndios todos os anos e 73 citaram alguns dos principais impactos do fogo, como morte de animais, destruição de nascentes, prejuízo para rede elétrica, saúde, flora, poluição e desmatamento.

Para Elizabete Lino, relações institucionais da Amda, a pesquisa foi importante para perceber como o parque é visto pela população de entorno. “O resultado apontou a necessidade de mais envolvimento da comunidade com o parque, através da promoção de visitas e divulgação de seus atributos e importância. Para mim é a melhor foram de torná-los aliados na prevenção de incêndios!”, afirmou.