Array
Notícias

Corais da Amazônia estão ameaçados pela exploração de petróleo

Array
Corais da Amazônia estão ameaçados pela exploração de petróleo
Corais da Amazônia / Crédito: divulgação/Greenpeace

Um ecossistema único natural descoberto recentemente na foz do rio Amazonas já está ameaçado pela ganância de petrolíferas. Em abril do ano passado, cientistas anunciaram um recife de corais nunca visto antes.

Ele se estende por 9,5 mil km² no Norte do Brasil, próximo ao encontro do rio Amazonas com o oceano Atlântico. O rio faz a água ali ser turva e barrenta. Normalmente, isso torna pouco provável a presença de um ecossistema assim, mas os corais da Amazônia conseguem viver ali e, por isso, são únicos.

O sistema de recifes é formado por corais, esponjas e algas calcárias. Ele tem características próprias e nunca vistas na ecologia marinha até então. Os cientistas o estão considerando um novo bioma marinho, com potencial para se descobrir novas espécies.

Além de colocar em risco os corais, a perfuração de poços ameaça também outros animais que vivem na foz do rio Amazonas, como o peixe-boi e a ariranha, ambas em risco de desaparecer da natureza.

As empresas Total e BP têm interesse na área e já iniciaram os processos de licenciamento. Ainda neste ano, o governo brasileiro pode autorizá-las.

A ONG Greenpeace criou uma petição online contra a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. Mais de 490 mil pessoas já assinaram. Seja um defensor dos corais da Amazônia! Assine a petição e compartilhe com seus amigos.