Array
Notícias

Projeto de represa no Laos ameaça espécie rara de golfinho

Array
Projeto de represa no Laos ameaça espécie rara de golfinho
Golfinhos-de-irrawaddy / Crédito: World Wildlife Fund

O projeto para construção de uma represa do país asiático Laos ameaça a sobrevivência dos golfinhos-de-Irrawaddy (Orcaella brevirostris), espécie já criticamente ameaçada de extinção no Camboja. Se for construída, a represa Don Sahong, no sul do país, ficará apenas a um quilômetro do principal trecho de água onde vivem os últimos espécimes desses mamíferos.

Ambientalistas têm pedido a suspensão do projeto hidrelétrico, afirmando que qualquer contenção no rio Mekong vai reduzir a quantidade de peixes rio abaixo, cortando a principal fonte alimentar dos golfinhos. “Se a represa for construída, levará à extinção dos golfinhos. Eles são muito importantes para o Camboja, são um tesouro nacional”, disse o diretor do WWF-Camboja, Chhith Sam Ath.

De acordo com a WWF, os explosivos utilizados para construção da represa também podem prejudicar os animais, causando danos em seu sistema auditivo altamente sensível, utilizado para navegação. A possível piora na qualidade do ar, aumento nos barcos que usam o rio e uma maior degradação aumentarão a pressão sobre a população, segundo a ONG.

Estima-se que existam apenas 85 animais adultos no rio Mekong. “Existem fortes evidências de que muitos poucos animais jovens conseguem sobreviver até a fase adulta, assim como animais adultos morrem sem serem substituídos”, disse Li Lifeng, diretor do programa Freshwater da WWF.

Conforme reportagem da Discovery News, existem atualmente três populações de golfinhos-de-irrawaddy: no rio Mekong do sudeste asiático, no rio Irrawaddy em Myanmar e no rio Mahakam na Indonésia. A espécie foi classificada em situação crítica de ameaça na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.