Array
Informações Ambientais

Sim para os orgânicos

Array
Sim para os orgânicos
Crédito: Prevent Cancer Now

Com a alimentação, não se brinca. Atualmente, grande parte das verduras, legumes e frutas que chegam aos supermercados está contaminada com agrotóxicos que contêm metais e substâncias tóxicas que o nosso organismo não consegue eliminar. Dessa forma há o aumento de doenças inflamatórias como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer, dentre outros.

Somente em 2012, por exemplo, finalmente foi proibido o uso do aldicarbe, usado em plantações como de feijão, algodão, batata, café, cana-de-açúcar, citros. O agrotóxico também era utilizado irregularmente como chumbinho, um raticida doméstico conhecido por ser letal.

Para reduzir riscos à saúde e ao meio ambiente, já que agrotóxicos contaminam o solo e lençóis freáticos, uma boa opção são os alimentos orgânicos – aqueles que tiveram a cultivação feita sem o uso de pesticidas convencionais, fertilizantes artificiais ou dejetos humanos. Além disso, eles são processados sem radiação ionizadora ou aditivos.

Dentre as vantagens dos alimentos orgânicos, está o fato de não conter agrotóxicos; ter o sabor melhor, devido à ausência de pesticidas e por favorecer a vida do solo e evitam contaminação de pesticidas nos lençóis freáticos.

O governo criou um selo para identificar os alimentos orgânicos. Os produtos recebem o rótulo do Sistema de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg) .

Fontes:

http://cristianaarcangeli.com.br/saude-e-nutricao/nutricao-conheca-as-vantagens-da-dieta-organica/
http://www.apremavi.org.br/mobilizacao/dica-da-semana/756/consuma-alimentos-organicos