Array
Informações Ambientais

Medidas naturais para controle de formigas domésticas

Array
Medidas naturais para controle de formigas domésticas
Crédito: Vitrine News

Formigas por todo lado em sua casa? Você não precisa usar material químico, logo de primeira, para combatê-las. Existem várias maneiras naturais para manter “as pequenas” distante.

O tratamento e o combate às pragas urbanas requerem paciência, manejo integrado e, acima de tudo, bom senso. Vale lembrar que formigas se alimentam dos ninhos de baratas e que as que são vistas representam de 5 a 10% do total da colônia.

Os locais mais comuns para os ninhos é atrás de paredes, armários, tomadas elétricas, condutores de eletricidade, interior de portas, janelas, roda-pé e até mesmo dentro de aparelhos eletrônicos.

O que fazer para eliminá-las

Recolha restos de alimentos em recipientes adequados; vede frestas de pisos, azulejos, portais-locais que ofereçam condições de abrigo para as formigas; não acumule madeira em locais úmidos; proteja teclados dos computadores das migalhas de comida. Para os vãos da parede ou instalação elétrica, a melhor maneira de atacá-las é aplicar inseticida em pó seco. Se souber de onde elas estão vindo, espalhe hortelã seca, ao longo de sua trilha. Já para espantá-las de armários, use fumo picado, cravo da índia, limão, murcho ou coentro. Você também pode plantar hortelã perto de portas e janelas. Ao identificar os buraquinhos por onde elas saem, tape-os com pedaços de sabão. Para espantá-las do açucareiro, coloque pedaços de limão dentro do mesmo.

Outros repelentes naturais

Além formigas também odeiam canela e pimenta do reino. Você pode facilmente espalhá-los nos rodapés. Talco também é repelente natural. Jogue pelo corredor e perto do parapeito da janela. Um spray natural e seguro para crianças, alimentos e animais é a mistura, na mesma medida, de vinagre e água.

Fonte:

ttp://www.fazfacil.com.br/saude/formigas.html
http://www.tahnamao.net/2009/05/formigas-dentro-de-casa-dicas-de-combate.html
http://www.dicasdejardinagem.com.br/ntc/default.asp?Cod=91
http://www.homeimprovementpages.com.au/article/how_to_keep_ants_away