Array
Notícias

Nova espécie de planta aromática é encontrada em Minas

Stachytarpheta meninii foi descoberta em uma expedição na Serra do Espinhaço.

Array
Nova espécie de planta aromática é encontrada em Minas
Nova espécie de planta aromática em Minas

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de planta aromática em Minas Gerais, no município de Serro, na Serra do Espinhaço. A planta vive nas proximidades Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio, lar de inúmeras plantas espécies e endêmicas.

O encontro ocorreu durante expedição do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro, liderada pelo pesquisador Pedro Henrique Cardoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A espécie recebeu o nome de Stachytarpheta meninii P.H.Cardoso, uma vez que homenageia o professor Luiz Menini Neto, coorientador de Pedro desde a graduação.

O arbusto pode atingir até 1,8 metro de altura. Além disso, possui folhas e ramos dotados de flores azuis pegajosas. Seu gênero compreende mais de 120 espécies, com a maioria presente no Brasil. Elas ocorrem especialmente nos cerrados e campos rupestres da Cadeia do Espinhaço e Chapada dos Veadeiros.

Descrita no periódico científico Nordic Journal Of Botany, a nova espécie de planta aromática se tornou objeto de fascínio e preocupação por parte dos pesquisadores. Afinal, há apenas dois registros de coleta até o momento, um em 2019 e outro em 2023. A nova espécie já está classificada como criticamente ameaçada de extinção.

Ambiente ameaçado

Embora legalmente protegido, o habitat de Stachytarpheta meninii tem sinais preocupantes de interferência humana, devido principalmente à agropecuária. Galhos quebrados e pisoteados por bois adultos estavam na área da única população conhecida, o que reforça a necessidade de mais proteção.

Gabriela Brito, coordenadora do PAT Espinhaço Mineiro e analista do Instituto Estadual de Florestas (IEF), destacou a importância da pesquisa e da urgência em desenvolver estratégias de conservação e manejo, visto que tanto a espécie quanto seu ambiente natural seguem desprotegidos.

Leia também: Nova espécie de planta parecida com azeitona é descoberta em Minas

Com informações de Agência Minas.