Array
Notícias

Área queimada no Brasil cresceu 248% em janeiro

Foram mais de um milhão de hectares devastados. O equivalente a 10 estados de Sergipe queimados em um único mês.

Array
Área queimada no Brasil cresceu 248% em janeiro
Área queimada no Brasil cresceu 248% em janeiro

No primeiro mês de 2024, mais de um milhão de hectares foram consumidos pelo fogo. A área queimada no Brasil cresceu 248% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2023. Os dados são do Monitor do Fogo, plataforma colaborativa do Mapbiomas.

A ferramenta monitora áreas afetadas por incêndios por meio de imagens de satélite. Os resultados mostram que os estados mais atingidos foram Roraima, Pará e Amazonas. Somente Roraima teve mais de 413 hectares queimados, seguido por Pará (314.601 ha) e Amazonas (95.356 ha) de área queimada.

Desse total, 941 hectares (91%) ficam na Amazônia, que foi o bioma mais afetado pelo fogo no período. A Amazônia registrou um aumento de 266% na área queimada em relação ao mês anterior. O segundo bioma mais atingido foi o Pantanal, com 40.626 hectares destruídos, e o Cerrado, com 31.971 hectares.

Leia+ Queimadas multiplicam em propriedades rurais na Amazônia

Já as coberturas vegetais mais afetadas por esses incêndios foram formação campestre, seguida por pastagens e florestas. Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Fogo explica que:

“É normal que a Amazônia lidere em disparada a área queimada no início do ano por conta da estação seca de Roraima acontecer justamente nesse período. Entretanto, esse ano houve o agravante da seca extrema, que retardou e diminuiu a quantidade de chuva, deixando a região ainda mais inflamável.”