Array
Notícias

Na reunião do Conama, Marina Silva recebe manifesto de apoio de ONGs aos servidores ambientais

Em greve desde o início do ano, servidores do ICMBio, Ibama, SFB e MMA querem equiparação salarial com a Agência Nacional de Águas.

Array
Na reunião do Conama, Marina Silva recebe manifesto de apoio de ONGs aos servidores ambientais

Na reunião do Conama realizada ontem (6/3), ambientalistas leram ofício assinado por 47 ONGs, manifestando apoio aos servidores ambientais federais do Ibama, ICMBio e Serviço Florestal, que estão em greve desde o dia 1º de janeiro por melhores condições de trabalho. O ofício foi entregue à Ministra Marina Silva, que prometeu apoio aos servidores.

A iniciativa do apoio partiu da Amda e obteve adesão imediata de outras ONGs em todo o país. As principais reinvindicações dos servidores são nivelamento salarial com a Agência Nacional de Águas, maior segurança no trabalho e gratificações por atividade de risco. Principalmente na Amazônia, é comum ataques aos técnicos do ICMBio e Ibama por garimpeiros, grileiros e desmatadores.

No ofício, as ONGs afirmam que não há motivos para a diferença salarial, pois assim como a ANA, os órgãos ambientais exercem papel fundamental no processo de conciliação entre atividades econômicas e respeito ao meio ambiente.

Dalce Ricas, superintendente da Amda, ressalta muitas melhorias do atual governo em relação ao de Bolsonaro, mas lembra que é preciso mais ações para refazer a política ambiental no país:

“O Brasil só se tornará um país sustentável se adotar políticas que paralisem o desmatamento, o massacre da fauna, degradação da água. Neste cenário, fortalecer os órgãos ambientais e inserir a variável ambiental em toda a máquina pública, são medidas básicas. Sabemos que não é fácil enfrentar a cobiça e o poder de setores econômicos que visam somente o lucro a qualquer preço, mas é preciso começar”.

Com a falta de um acordo com o governo, os servidores estão voltados para trabalhos burocráticos. Ações de fiscalização ambiental e vistorias para concessão de licenças quase não têm sido realizadas.

Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), o número de autos de infração aplicados pelo Ibama na primeira quinzena de 2024 caiu 92,6% em relação ao mesmo período de 2023.

Os cortes orçamentários evidenciam a diferenciação entre o meio ambiente e os outros ministérios. O orçamento do Ministério do Meio Ambiente passou de R$ 4,3 bilhões em 2023 para R$ 3,6 bilhões em 2024, corte de quase 20%.

Crédito da imagem: Felipe Werneck/MMA