Array
Notícias

Amda repudia ameaças a Marília Melo, secretária estadual de Meio Ambiente em Minas Gerais

Secretária de Meio Ambiente sofreu ameaças do presidente da Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil.

Array
Amda repudia ameaças a Marília Melo, secretária estadual de Meio Ambiente em Minas Gerais
Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo. Crédito: Guilherme Bergamini/ALMG

Apesar das muitas discordâncias que temos com o atual governo na área ambiental, viemos a público expressar repúdio às ameaças feitas à Secretária de Meio Ambiente, Marília Melo, pelo empresário João Alberto Paixão Lages, presidente da Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF) e que seria vinculado à empresa Fleurs Global, conforme matérias publicadas na imprensa. Em seu site, a AMF anuncia compromisso com a sustentabilidade ambiental, mas a Fleurs tem sido acusada de minerar sem licença na Serra do Curral.

Ameaças de qualquer natureza, sejam de instituições públicas contra instituições da sociedade civil ou de instituições privadas contra servidores públicos são incompatíveis com a democracia. E somente sociedades verdadeiramente democráticas têm políticas ambientais e não “maquiagem verde’, pois nelas, a participação da sociedade pode ser igualitária, sem predominância do poder econômico como acontece no Brasil.

O equilíbrio de poder entre os diversos setores que compõem as sociedades é a melhor ferramenta para impedir fatos como estes, que demonstram arrogância e certeza de impunidade. Assim, a Amda considera inadmissíveis as ameaças à secretária e juntamos nossa voz a todos que esperam investigação e punição a seus autores.