Array
Notícias

Servidores querem permanência da coordenação do Previncêndio no Sisema, após rumores de sua possível transferência para o Corpo de Bombeiros

Array
Servidores querem permanência da coordenação do Previncêndio no Sisema, após rumores de sua possível transferência para o Corpo de Bombeiros

Em carta ao governador Romeu Zema, gerentes das unidades de conservação (Ucs) estaduais, em conjunto com coordenadores de Núcleos de Biodiversidade (Nubios) e Supervisores Regionais do IEF, solicitaram permanência da coordenação do Previncêndio no Sisema. A manifestação decorreu após rumores de que o governo estaria planejando transferi-lo para o Corpo de Bombeiros.

Para Gustavo Mallaco, da Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá), a ideia não tem qualquer sentido: “Prevenir e combater incêndios é antes de tudo uma ação ambiental, não militar. Os Bombeiros merecem grande respeito da sociedade por sua atuação, mas a gestão das Unidades de Conservação e do PrevIncêndio devem permanecer no Sisema. Imaginem o contrário: transferir os bombeiros para comando do IEF?”

A grande repercussão da notícia gerou mobilização dos servidores e abaixo assinado de apoio ao IEF. Na carta, assinada por 100 servidores, os signitários lembram que a Força Tarefa Previncêndio criada em 2012, é responsável por coordenar ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas mais de 90 unidades de conservação estaduais mineiras, e que o Previncêndio é referência no país, agindo sob princípio de alinhamento com o PrevFogo, comandado pelo Ibama.

Lembram também, que a prevenção e combate a incêndios, prevê conhecimento da vegetação, presença de espécies endêmicas e raras da fauna e flora, hidrografia, topografia e comportamento local do fogo, conhecimentos técnicos que só os gerentes das UCs detém pela experiência ao longo dos anos.

“As áreas protegidas possuem diversos recursos e valores fundamentais que devem ser resguardados, de modo que as ações relacionadas ao fogo precisam ser planejadas e coordenadas sob olhar técnico cuidadoso, em contexto de gestão territorial, o que é inerente à formação do corpo de servidores do IEF e aos brigadistas florestais capacitados pelo Previncêndio”, aponta a carta.

Para os servidores, a prevenção e o combate a incêndios em áreas protegidas não visa apenas o controle do fogo, mas também causar o menor impacto possível. “Apontar as áreas prioritárias a serem combatidas, métodos mais adequados a cada situação, articular com parceiros, são ações cruciais para minimizar impactos sobre a biodiversidade, o que prevê necessidade da vivência diária exercida pelos gerentes das UCs”, afirmam.

Lembram ainda, que o Previncêndio, realiza diversas ações educativas, estimulam formação de brigadas florestais voluntárias, aspectos que estão sendo desconsideradas pelo governo do Estado.

Clique aqui para assinar moção de apoio ao IEF/Previncêndio.