Array
Notícias

Área que seria leiloada na Serra de São José é repassada ao IEF

Array
Área que seria leiloada na Serra de São José é repassada ao IEF
Crédito: Vertente sul da Serra de São José. Crédito: Sônia Rigueira [CC BY 3.0]

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) concedeu posse de uma área de 100 mil m² na Serra de São José, em Tiradentes, ao Instituto Estadual de Florestas (IEF). O local, conhecido como Mangue, é marcado pela expressiva biodiversidade e belas cachoeiras, além do grande valor arqueológico.

O terreno, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de São José, foi cedido pelo Estado à Sociedade Amigos de Tiradentes (SAT) nos anos 1990. Em 2008, a área sofreu um grande incêndio, fazendo com que a associação fosse multada pelo IEF.

Como a multa não foi paga, o governo do Estado entrou com ação judicial contra a entidade. A Justiça determinou o leilão para pagamento da dívida, mas logo depois o suspendeu devido à grande pressão popular contra a venda da área, na mira de mineradoras e do setor imobiliário.

Em articulação entre procuradores, técnicos do IEF, gestores municipais e a comunidade local, a Justiça decidiu conceder a posse da área ao Instituto Estadual de Florestas, responsável por gerir as unidades de conservação no Estado.