Notícias

Papagaios-de-peito-roxo ganham os céus de Minas Gerais

Papagaios-de-peito-roxo ganham os céus de Minas Gerais
Crédito: Mariana Bertrand

Um grupo de 20 papagaios-de-peito-roxo foi solto pelo Projeto Voar, do Instituto Waita, no município de Dom Joaquim, em Minas Gerais. A soltura das aves, resgatadas do tráfico de animais silvestres, ajuda a reestabelecer a população de vida livre da espécie, que está ameaçada de extinção.

Os papagaios foram soltos no dia 29 de outubro em comemoração ao Dia do Papagaio-de-peito-roxo, comemorado no dia 22 de outubro pelo município. Esse é o segundo ano de soltura de aves da espécie. Contando com a última reintrodução, 38 indivíduos já foram devolvidos à natureza.

De volta à liberdade

As aves vítimas do tráfico são resgatadas em ações de fiscalização e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama. As que tem condições de voltar à natureza são destinados a iniciativas como o Projeto Voar, onde são ensinadas a sobreviver no ambiente natural.

Após a soltura, os animais são monitorados por um ano, período no qual a equipe avalia o sucesso da reintrodução. O papagaio-de-peito-roxo era encontrado em várias regiões de Mata Atlântica no sul da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, até o Rio Grande do Sul.

A captura de animais e a destruição de seus ambientes naturais fizeram com que a ave desaparecesse em boa parte de sua área de distribuição. Estima-se que hoje restem cerca de 8.500 indivíduos na natureza.