Notícias

A cidade com o ar mais poluído do Brasil

A cidade com o ar mais poluído do Brasil

Relatório produzido pela empresa Suiça IQAir, especializada em monitoramento da qualidade do ar global, divulgado no final de 2022, mostra que a qualidade do ar no estado do Acre é pior do que nas grandes capitais mais industrializadas do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento, quatro cidades acreanas estão entre as que têm o ar mais afetado pela poluição atmosférica no país. São elas: Acrelândia, Senador Guiomard, Rio Branco e Brasileia. Essas cidades concentram altos índices de material particulado, um conjunto de partículas de pó, sujeira, fuligem e fumaça.

O ar poluído dessas cidades é causado pela alta concentração de partículas poluentes, que atingem seu pico nos meses de seca, entre maio e novembro, quando as chuvas não são frequentes. Nesta época também cresce o número de queimadas, o que impulsiona os altos índices de poluição atmosférica.

Ranking de poluição entre as cidades brasileira:

1° Acrelândia (AC)

2° Porto Velho (RO)

3° Senador Guiomard (AC)

4° Rio Branco (AC)

5° Brasiléia (AC)

A poluição do ar nesses municípios, localizado na Amazônia, é causada principalmente pelo desmatamento e pelas queimadas, que transformam as áreas de floresta em pastagens e outras formas de uso do solo.

Esses fatores são apontados como principais contribuintes para a alta concentração de partículas poluentes, especialmente as PM2.5, um tipo de partícula inalável poluidora, a mais encontrada em cidades, como: Acrelândia, Porto Velho e Senador Guiomard.