Notícias

Consumo e valor da água crescem no Brasil, aponta IBGE

Consumo e valor da água crescem no Brasil, aponta IBGE

Estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) apontou o aumento do gasto de água no Brasil. Em 2020, o consumo médio diário de água por habitante foi de 117,5 litros, um aumento de 2% em relação a 2019. Os dados compõem as “Contas Econômicas Ambientais da Água” (2018-2020).

O estudo também revelou uma disparidade entre o aumento do consumo e do valor da água. Enquanto o consumo médio diário por habitante cresceu 2%, o valor gerado por cada litro de água consumido aumentou quase 40%. Além disso, o preço médio cobrado pelo metro cúbico de água das famílias, empresas e governo subiu 17% em dois anos, de R$3,50 para R$4,09

A presidente do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, explica: “Quanto maior a poluição dos nossos rios e a dificuldade de tratamento por conta da poluição dos nossos rios, mais caro fica esse tratamento e, automaticamente, isso é calculado e repassado por meio de uma tarifa para o cidadão brasileiro”.

A pesquisa aponta que mesmo as adições ao estoque total de água do país tenham totalizado 24,9 milhões de hectômetros cúbicos, sendo 56,2% água da chuva, a redução no estoque de água em 2020 foi de 25,9 milhões de hectômetros cúbicos. A saída de água por meio de rios, córregos ou outros corpos d’água, que pode ser direcionada para o mar, outros países ou outros recursos do território, representou a maior parte dessa diminuição.

A presidente também destaca que a conscientização sobre o uso da água é crucial para garantir a quantidade e qualidade necessárias para as futuras gerações. A conscientização sobre o uso racional da água, a proteção dos recursos hídricos e a implementação de práticas sustentáveis são fundamentais para garantir o equilíbrio entre a necessidade de consumo humano e a preservação desse bem finito e vital para a vida.