Notícias

Dia de Sobrecarga da Terra cai em agosto

Dia de Sobrecarga da Terra cai em agosto

Desde o dia 2 de agosto, o mundo está em débito com a natureza. Neste ano, o Dia de Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day), data em que esgotamos os recursos naturais que deveriam durar 365 dias, aconteceu neste mês. Isso significa que a humanidade utiliza 70% a mais do que o planeta pode oferecer.

No Brasil, a data de sobrecarga acontece um pouco mais tarde, em 12 de agosto. O cálculo, feito anualmente pela Global Footprint Network, compara a demanda por recursos de indivíduos, governos e empresas com a capacidade de regeneração biológica da Terra. O levantamento mostra que a principal fonte de sobrecarga é a produção de alimentos, que ocupa 50% da biocapacidade dos ecossistemas.

Com a crise climática em curso e uma população que só cresce, a capacidade do sistema alimentar mundial é cada vez mais desafiada. Conciliar segurança alimentar com proteção dos ecossistemas é o grande desafio para as próximas décadas.

Para reduzir a pegada dos alimentos será preciso redesenhar o sistema alimentar com princípios de circularidade, aponta pesquisa publicada na revista Nature. Na Europa, produzir alimentos saudáveis em um sistema autossuficiente pode reduzir 71% do uso da terra agrícola e 29% das emissões per capita, afirmam os pesquisadores.

A transformação dos sistemas alimentares europeus é suficiente para atrasar o Dia de Sobrecarga da Terra da União Europeia em 34 dias. No mundo todo, a mudança poderia dar ao planeta mais nove dias.

A Global Footprint Network aponta princípios-chave para mudanças nos sistemas alimentares:

  • Minimizar e evitar o desperdício, transformando alimentos que seriam desperdiçados em insumos, como fertilizantes ou ração animal.
  • Usar terras cultivadas para produzir alimentos para consumo humano direto em vez de produzir rações.
  • Otimizar a produção, combinando os tipos de culturas com as zonas climáticas do solo.

Sem mudanças no padrão de consumo, a pressão sobre os ecossistemas será cada vez maior, assim como as consequências para a humanidade. Os eventos climáticos extremos e os recordes de temperatura registrados em 2023 são sintomas disso, alerta a organização.

“Estamos entrando em uma tempestade de mudanças climáticas e restrições de recursos biológicos. Quanto mais cedo empresas, cidades e países planejarem com antecedência e se prepararem para o futuro previsível, maiores serão suas chances de prosperar”, ressalta a entidade.

Dias de Sobrecarga da Terra anteriores

Em 2023, o Overshoot Day ocorreu pouco depois da data estabelecida para 2022: 28 de julho. Em 2021, o dia de sobrecarga caiu em 29 de julho. A pegada ecológica foi só crescendo após o rápido declínio no início da pandemia. Em 2020, o Dia da Sobrecarga da Terra foi o mais tardio em 15 anos, em 22 de agosto.

Naquele ano, a pegada da humanidade foi 9,3% menor em comparação a 2019, que atingiu a data mais precoce desde 1970. As medidas de enfrentamento à Covid-19 causaram queda brusca nas emissões de CO2, que logo voltaram a subir com a flexibilização do isolamento social.