Notícias

Na Amazônia, uma das cinco novas cobras descobertas tem o nome de um ícone de Hollywood

Na Amazônia, uma das cinco novas cobras descobertas tem o nome de um ícone de Hollywood
Foto: Alejandro Arteaga

Pesquisadores anunciaram a descoberta de cinco novas espécies de cobras que têm uma forma diferente de se alimentar: elas sugam os corpos de lesmas e caracóis de suas conchas. Essas cobras pertencem aos gêneros Sibon e Dipsas e vivem em árvores nas regiões montanhosas da América Central e do Sul.

As novas espécies têm grandes olhos vermelhos e cores vibrantes, que podem variar do verde ao vermelho ao longo de todo o corpo. Elas podem ser encontradas em áreas da Amazônia equatoriana e colombiana, bem como nas florestas de Chocó-Darién, no Panamá.

Três das novas espécies receberam nomes escolhidos por famosos engajados em causas ambientais e organizações sem fins lucrativas. Por exemplo: o ator e ativista Leonardo DiCaprio, o ambientalista e filantropo Brian Sheth, presidente da Global Wildlife Conservation, e a equipe da Nature and Culture International.

Os cientistas Alejandro Arteaga e Abel Batista, autores da pesquisa, convidaram pessoas famosas para nomear as novas espécies, com a intenção de que esse ato alertasse o mundo sobre os perigos enfrentados por elas, como o desmatamento e a mineração ilegal de ouro e cobre, que afetam os rios e córregos onde eles vivem.

O estudo sobre as novas espécies foi publicado na revista científica ZooKeys. Os autores destacam a importância de preservar a biodiversidade desses ecossistemas, que abrigam uma grande variedade de cobras que se alimentam de caramujos.

Histórias por trás dos nomes:

DiCaprio nomeou uma cobra rara que vive na floresta de Chocó-Darién como Sibon irmelindicaprioae, em referência à sua mãe, Irmelin. Já o ambientalista e filantropo Brian Sheth, batizou uma cobra de Sibon marleyae, em homenagem à sua filha, Marley.

Outra cobra foi batizada pelo presidente da Global Wildlife Conservation, Don Church, como Sibon canopy, em homenagem ao sistema de reservas Canopy no Valle de Antón, no Panamá.