Notícias

Berçário de polvos em águas profundas é encontrado na Costa Rica

Berçário de polvos em águas profundas é encontrado na Costa Rica
Crédito: Schmidt Ocean Institute/ Divulgação

Uma equipe internacional de cientistas embarcou em um navio de pesquisa para uma expedição de 19 dias em alto mar. O objetivo era explorar as montanhas subaquáticas da Costa Rica. Ao mergulharem em águas profundas, eles se depararam com um surpreendente berçário de polvos ativo, o terceiro conhecido mundialmente e o primeiro visto no fundo do mar.

O local, conhecido como Dorado Outcrop ou Afloramento Dorado, é habitado por mais de 100 mamães polvo e seus pretendentes, além de camarões e enguias. O berçário localizado no Oceano Pacífico possui profundidade de aproximadamente 3 quilômetros.

Os cientistas acreditam ter encontrado na região indivíduos de uma nova espécie de Muusoctopus, um gênero de polvo de pequeno a médio porte que não possui saco de tinta.

“Encontrar um berçário é um evento significativo para entender onde há lugares únicos de biodiversidade nas águas da Costa Rica que podem merecer atenção”, afirmou a pesquisadora líder da pesquisa, Beth Orcutt, do Laboratório Bigelow para Ciências Oceânicas, nos Estados Unidos.

O estudo reforçou a ideia de que algumas espécies de polvo procuram fontes hidrotermais de baixa temperatura para chocar seus ovos. Isso significa que essas fontes desempenham papel significativo na reprodução dos moluscos marinhos.

Para a realização das pesquisas, os cientistas usaram um robô subaquático, o ROV SuBastian, para estudar montanhas submarinas e polvos bebês. O público pôde acompanhar os mergulhos em tempo real através de uma transmissão ao vivo do Schmidt Ocean Institute, uma fundação privada sem fins lucrativos que trabalha para avançar a pesquisa marinha global.

Como os polvos cuidam dos seus filhotes?

Os polvos são criaturas solitárias que colocam seus ovos em superfícies duras e cuidam de seus filhotes em desenvolvimento, protegendo-os de predadores. As mães polvo jogam água nos ovos regularmente para fornecer oxigênio e evitar o crescimento de algas e fungos.

Quando os ovos chocam, os filhotes nadam para começar suas vidas e a mãe geralmente morre. No entanto, no Dorado Outcrop muitos polvos foram vistos agrupados na mesma área, mais do que há alguns anos, quando Beth Orcutt visitou o local pela última vez.

Redescoberta

O berçário costa-riquenho foi descoberto em 2013, e surpreendeu os cientistas por ser a primeira observação de polvos fêmeas se reunindo para chocar seus ovos. No entanto, nenhum embrião em desenvolvimento foi visto naquela época, o que fez os cientistas pensarem que as condições locais não eram adequadas para um berçário.

No entanto, durante a última expedição os pesquisadores testemunharam uma eclosão, o que refuta a ideia de que a área é inóspita para o desenvolvimento de filhotes de polvo. “Vimos que alguns deles estavam prontos para eclodir – como se o polvo tivesse acabado de sair. Foi um momento muito emocionante porque não esperávamos”, destacou Orcutt.