Notícias

Duas novas espécies de peixe são descobertas no Rio Uberaba

Duas novas espécies de peixe são descobertas no Rio Uberaba
Crédito: Axel Katz/ Arquivo Pessoal

Peixes de pequeno porte, com dentes fora da boca e que escalam rios, esses são os peixes descobertos no Rio Uberaba, no município de Veríssimo, no triângulo Mineiro. Pertencentes ao gênero Trichomycterinae, eles são conhecidos popularmente como bagres neotropicais.

Os bagres fazem parte do grupo de espécies que têm habilidade de habitar córregos e riachos localizados acima de quedas livres de água. Elas são capazes de escalar essas quedas utilizando seus dentes e realizando movimentos em zigue-zague.

A descoberta desses peixes foi realizada por meio de uma pesquisa, feita em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade Eduvale de Avaré e Universidade Federal do Tocantins.

A pesquisa desenvolvida identificou seis novas espécies, sendo duas delas encontradas apenas em um riacho em Veríssimo, afluente do Rio Uberaba. Essas duas espécies foram nomeadas como: Trichomycterus uberabensis e Trichomycterus coelhorum.

O que difere essas espécies das outras?

Trichomycterus uberabensis se distingue de outras espécies pela ausência de nadadeira e cintura pélvica, menos raios pró correntes ventrais da nadadeira caudal, mais dentes e um padrão de cor único no flanco, compreendendo pequenas manchas marrom-escuras a pretas maiores que o diâmetro orbital.

Trichomycterus coelhorum se distingue de todos os outros congêneres por ter menos raios pró correntes dorsais na nadadeira caudal. Também se diferencia de todos os outros por ter seis raios na nadadeira peitoral, menos raios pró correntes ventrais da nadadeira caudal, menos vértebras, menos costelas e cinco raios na nadadeira pélvica.