Governo brasileiro confirma Belém (PA) como sede da COP-30
O governo brasileiro anunciou que o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A conferência será realizada em novembro de 2025 na capital do Pará, Belém. Será a primeira vez que o país receberá o evento, que reúne autoridades e pessoas de todo o mundo para discutir a adaptação e mitigação dos efeitos da crise do clima.
A confirmação do Brasil como sede acontece após pedido do presidente Lula feito durante sua participação na COP- 27, no Egito, em 2022. Já estava previsto que a COP 30 ocorresse em solo latino, já que a conferência alterna entre cinco regiões (África, Ásia, América Latina e Caribe, Europa Central e Oriental, e Europa Ocidental e outros).
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores enfatizou o apoio da América Latina e do Caribe à candidatura brasileira, uma atitude que demonstra a confiança da região nas credenciais do Brasil para fazer avançar a agenda do combate à mudança do clima. “O governo brasileiro está determinado a assumir tal responsabilidade, convicto do potencial do desenvolvimento sustentável como fio condutor da integração regional”, apontou.
Essa é uma grande oportunidade de o Brasil assumir papel protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas, mas o país ainda precisa adotar medidas efetivas para redução do desmatamento, diminuir o consumo de combustíveis fósseis, bem como proteger territórios indígenas e tradicionais.